quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Especial América do Sul - Machu Picchu

Para honrar o continente onde nasci, o blog Um café pra viagem, por favor! vai fazer um especial de lugares pra se conhecer da América do Sul! Alguns bem conhecidos, outros nem tanto!

Pra começar, Machu Picchu!

Machu Picchu não precisa de grandes apresentações. Foi e continua sendo uma fonte inesgotável de comentários, idéias, teorias e poesias, tudo que possa fazer trabalhar a imaginação-e nada melhor que esta para encontrar adjetivos e exaltações em homenagem a esse impressionante conjunto de pedras talhadas.

Num lugar dos Andes peruanos de privilegiada beleza e difícil acesso, erguem-se as ruínas de Machu Picchu, antiga cidade fortificada dos incas cujos jardins em diferentes níveis eram ligados entre si por mais de três mil degraus. Machu Picchu se localiza numa das zonas mais elevadas dos Andes, no centro-sul do Peru, próximo a Cuzco, antiga capital do império inca.

A cidade foi construída num estreito planalto de cerca de 2.400m de altitude, dominado pelo pico escarpado de Huayna-Picchu.

Abandonada por seus habitantes em época indeterminada, Machu Picchu ficou coberta pela vegetação durante séculos. Havia entre os nativos da região a crença na existência mítica da cidade, mas suas ruínas só foram descobertas em 1911, por uma expedição encabeçada pelo americano Hiram Bingham, da Universidade de Yale.

Para chegar até elas naquela época, era preciso percorrer um caminho difícil entre as montanhas, que partia da localidade vizinha de Ollantaytambo.

Machu Picchu é um dos poucos núcleos urbanos pré-colombianos conservados praticamente intactos. Construído em pedra, com grandes blocos graníticos unidos sem argamassa, foi edificado segundo uma concepção urbanística unitária, dentro da qual foi possível identificar diferentes setores ou bairros com funções distintas.

O Peru é um país com uma cultura rica e paisagens impressionantes, uma semana não é nada para quem deseja conhecer as belezas do Peru. Existem ruínas de diversas culturas espalhadas por todo o país, trechos de floresta tropical, Lima, as linhas de Nazca, lindas praias no norte, as ilhas do lago Titicaca, a cidade colonial de Arequipa, a Cordillera Blanca, Machu Picchu, Cuzco, etc...

Pode-se alcançar Machu Picchu de várias formas, algumas delas incluem caminhadas, trem, ônibus e até helicópteros, tomando o trem em Cuzco até a estação de Aguas Calientes (foto da estação ao lado - e da vista do trem).

Em Aguas Calientes, você vai precisar tomar um dos muitos micro-ônibus que estão sempre partindo para Machu Picchu. Para chegar até o topo da montanha leva uns 15 min.

É possível fazer todo o trajeto por conta própria, dá um pouco mais de trabalho mas sai bem mais barato. Uma coisa em que acho não valer a pena economizar é no guia para as ruínas. Fazendo a visita com eles, aprende-se muito mais sobre Machu Picchu do que podia imaginar.

Bem que a palavra Perú evoca inevitável e quase imediatamente, as imagens de Machu Picchu e do Imperio fundado pelos Incas, pelos seus caminhos é possível conhecer o impressionante patrimônio arqueológico herdado pelas civilizações mais antigas que são testemunhas de sua arte, costumes, ritos e desenvolvimento.


Fonte: Revista Turismo

Um comentário:

  1. Olá, João!

    Deixo uma dica aqui, que tive sorte de ter tido indicação pela moça que serve no bar do trem, e ela me disse que somente 1% das pessoas visitam.
    É uma pena, pois a vista de lá é linda e uma das melhores!

    Fazer a trilha de PITTU CUCCI que é mais alto que Machu Pitchu tendo uma visão total de cima da cidade Sagrada, seguindo pelo trilho do trem a direita da cidade de Aguas Calientes enfrente a subida da trlha pra Macchu Pitchu, tem placa indicando. Leva de 1:30h a 2h a subida, o inicio se dá em uma gigante escada de madeira. Levar água e algo para comer.

    Singoala Luz

    ResponderExcluir