segunda-feira, 11 de julho de 2011

Turismo pelas Terras de Harry Potter

E caminhando ao fim da série Harry Potter, o blog Um Café pra Viagem, por favor! te mostra alguns dos pontos do Reino Unido que foram utilizados como sets de filmagem dos filmes da coleção, e que são pontos de visita pra todo aquele que viaja ou mora pelo Reino Unido. Esse post é especial, pra quem, como nós, acompanha os filmes à um bom tempo e aguarda esse fim de semana a última parte de Relíquias da Morte - Parte 2.

Estação King's Cross

King's Cross é uma estação de trem em Londres. A estação se localiza no bairro de Kings Cross ao nordeste do centro da cidade, no distrito de Islington. Encontra-se ao lado de outra estação de trem, a estação de St. Pancras.

Desta estação partem trens com destino a diferentes localidades do nordeste do Reino Unido, como por exemplo Cambridge, York, Durham, Newcastle e Edimburgo. Kings Cross também inclui uma importante estação de metrô, conhecida como estação de Kings Cross St. Pancras, uma grande estação de intercâmbios da rede de metrô.

Kings Cross aparece nos livros de Harry Potter, de J. K. Rowling, como o ponto de partida do Expresso de Hogwarts. Na série, há na estação a Plataforma Nove e Meia (na tradução brasileira) ou Plataforma Nove e Três Quartos (no original), a qual somente bruxos podem embarcar. É nesta estação que os alunos de Hogwarts chegam, e é por ela que os alunos do primeiro ano vão até o castelo da escola de barco, enquanto o resto dos alunos vão por carruagens puxadas por testrálios invisíveis. Para chegar à plataforma, é preciso atravessar uma barreira mágica entre as plataforma 9 e 10. Em homenagem à série, a administração da plataforma, na vida real, instalou entre as plataformas 9 e 10, uma placa onde se lê: Plataforma 9 ¾.


Leadenhall Market

Escondido entre poderosos prédios de escritórios, como os impressionantes “The Gherkin” ou a sede do Lloyd’s, fica o encantador Leadenhall Market. Frequentado de segunda a sexta feira por executivos de terno e suas gravatas rosa ou roxas, que lotam na hora do almoço os restaurantes e as barracas montadas no meio do mercado oferece tentadoras (e cheirosas) iguarias de todo o mundo.

Além dos restaurantes e do tradicional comércio de carne aves e peixes, esse “shopping” vitoriano oferece queijos, vinhos finos, roupas de “grife”, presentes e flores. Nesse bonito espaço também acontecem diversos eventos e apresentações de músicos. Faz parte da agenda da cidade o festival anual de jazz “Sax in the City”.

Leadenhall Market é muito procurado pelos fãs de Harry Potter. Lá foram gravadas algumas cenas dos filmes que retratam o Beco Diagonal, famoso centro de comércio da saga de Harry Potter. Por exemplo, é nesse local o set de filmagens da loja “Olivares”, que vende as varinhas mágicas.


Viaduto Glenfinnan


O Viaduto Glenfinnan está localizado na linha da Terra Alta Ocidental, que liga Glasgow com Mallaig através de Fort William.







Foi construído entre 1897 e 1901 guiando a obra o engenheiro Robert McAlpine, e então foi um dos maiores viadutos edificados inteiramente com cimento. Tem 380 metros de comprimento e 21 arcos, dos quais o mais alto ultrapassa os 30 m.

Apesar de uma linha de trem normal continua funcionando entre Fort William e Mallaig regularmente, no verão entra em funcionamento um trem histórico especial, para fins turísticos.
Sua aparição é encontrada em Harry Potter e a Câmara Secreta, Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban, Harry Potter e o Cálice de fogo e Harry Potter e o Enigma Do Príncipe.




Biblioteca Bodleian e Christ Church College


A Biblioteca Bodleiana (em inglês: Bodleian Library) é a principal biblioteca de pesquisa da Universidade de Oxford, uma das mais antigas da Europa e na Inglaterra só perde em tamanho para a Biblioteca Britânica. Conhecida pelos eruditos de Oxford como "Bodley" ou simplesmente "the Bod", é um dos seis depósitos legais de publicações do Reino Unido.

É nesse local que as cenas que se passam na biblioteca, em diversos momentos dos filmes da série foram gravado, como quando se descobre o que a Pedra Filosofal pode dar a quem a possui.


Neste local também se encontra a Christ Church College de Oxford. Christ Church é uma das maiores faculdades constituintes da Universidade de Oxford, na Inglaterra. Além de ser uma faculdade, a Christ Church é também uma igreja da diocese de Oxford, nomeadamente a Christ Church Cathedral, Oxford.

A catedral tem um coro famoso de homens e rapazes, e é um dos principais alicerces corais em Oxford. Foi fundada como o Priorado de St Frideswide, Oxford, que era uma casa dos cãnones de Agostinho, que depois foi suprimida como igreja monástica sob a dissolução dos mosteiros por Henrique VIII. A Christ Church está estabelecida desde 1546.

Neste local foram gravadas cenas internas de Hogwarts, como do refeitório e onde os alunos foram recepcionados em sua chegada à escola.






Castelo de Alnwick

O Castelo de Alnwick localiza-se em Alnwick, Northumberland, na Inglaterra.

A sua primitiva estrutura foi erguida por Yves de Vescy, barão de Alnwick, em 1096, para defender o Norte da Inglaterra das invasões escocesas. Adquirido pela família Percy, os duques e condes de Northumberland desde 1309, foi restaurado em diversas ocasiões ao longo de sua história.

O exterior de Alnwick foi usado para as filmagens de Hogwarts, nos filmes de Harry Potter (embora muitas partes do castelo tenham sido feitas em computação gráfica).

Exibições especiais estão localizadas dentro de três das torres do castelo. A Postern Tower exibe o interesse do Duque de Northumberland pela arqueologia e abriga afrescos da Pompéia, relíquias do Antigo Egito e objetos romano-britânicos. A Constable's Tower ("Torre da Polícia") apresenta exposições militares, como a exibição dos Percy Tenantry Volunteers ("Voluntários do Inquilinato Percy"), que foram soldados voluntários enviados para combater as forças de Napoleão Bonaparte no período de 1798 a 1814. A Abbot's Tower ("Torre da Abade") abriga o Museu dos Fusileiros Reais de Northumberland.



Castelo e Catedral de Durham



O Durham Castle é um castelo normando localizado na cidade de Durham, no Condado com o mesmo nome, na Inglaterra, o qual tem sido totalmente ocupado, desde 1840, pela University College, Durham. O castelo ergue-se no topo de uma colina sobre o Rio Wear na península de Durham, em oposição à Catedral de Durham.

O Durham Castle serviu de paço episcopal entre a sua fundação e meados do século XIX, quando deu lugar à universidade que o ocupa.

Em 1986, a UNESCO classificou o Durham Castle como Patrimônio Mundial da Humanidade, integrado no sítio Catedral e Castelo de Durham.

Este local emprestou seus corredores para cenas dentro de Hogwarts, como por exemplo, a Chapter House, na Catedral de Durham, que deu espaço para as aulas da Professora McGonagall.



Catedral de Gloucester


A Catedral de Gloucester é uma catedral localizada na cidade de Gloucester, na Inglaterra.



 




Gloucester é uma cidade e um distrito no sudoeste da Inglaterra, próximo a fronteira com o País de Gales. É a capital do condado de Gloucestershire. Tem uma população de 110.800 habitantes, e em sua área metropolitana chega a 136.203.

Nela, foram gravadas cenas internas de Hogwarts como as de Harry Potter e a Câmara Secreta, e como na cena em que Murta Que Geme inunda o banheiro das meninas.

10 comentários:

  1. Adorei!!!! Vou à Londres em Julho, e era exatamente o que estava procurando.

    ResponderExcluir
  2. Perfeito!!! poderei ver as locações de a Harry Potter. OBA!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Fantástico!!! Adorei esse post!!! Parabens!!! =)

    ResponderExcluir
  4. Parabéns, muito bom mesmo!!

    ResponderExcluir
  5. secreto dizsse.....

    Impressionante, parabens , muito bom se um dia eu der , meu sonho era ir conhecer daniel(harry potter) emma(hermione) e Rupert( roney).Quero um autógrafo deles e conhecer as cenas do filme Harry Potter. também ganhar uma varinha de Dambandor a mais poderosa. Sei que é tudo uma ficção, mas quero.

    ResponderExcluir
  6. Já fui visitar hogwarts la e muinto bom e bonito ! e enormeeeeeeeeeeeeeeee queria muinto estudar lá

    ResponderExcluir
  7. Fantástico! Parabéns pelo post...

    ResponderExcluir
  8. Hello, I've been in some of these places. Next stop, Brazil.
    Some quick questions ( kk ):
    Brazil is beautiful? It's that legal?

    Oh and I did not understand anything of that post, I recognized the places.

    Thanks Brazil.
    Hugs.

    ResponderExcluir
  9. Adorei o post mt bom. Ótima dica para quem é fã!

    ResponderExcluir
  10. Anália 06 de novembro de 20166 de novembro de 2016 às 08:39

    Estive na Inglaterra em setembro visitei o Castelo e a Catedral de Durhan e Christ Church. Lugares lindos, adorei conhecer lugares onde foram gravados algumas cenas dos filmes de Harry Potter.

    ResponderExcluir