terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Hospede-se como um Rei no Palácio de Versalhes

Um dos lugares mais visitados da França, e sem sombra de dúvidas, que encanta quem o visita, é o famoso Palácio de Versalhes. Um dos cartões postais mais visitados de toda a França, o Chatêau real construído para abrigar Luís XV em 1680, hoje recebe mais de 8 milhões de turistas a cada ano.

E para quem já teve o sonho de ter uma “vida de rei”, o provilégio de poder hospedar-se na célebre construção francesa parece roteiro de ficção histórica.





Mas o projeto de transformar um espaço do Palácio de Versalhes em hotel de luxo é um projeto que será iniciado nesse ano. O espaço reservado para acomodações ficará em frente ao "l'Orangerie" – o famoso jardim do Chatêau. Ao todo, serão 23 quartos nos padrões cinco estrelas e o preços das diárias ficarão em torno de 500 a 600 euros (R$ 1.120 a R$ 1344).

As obras serão financiadas pela Hôtel du Grand Controle em parceria com a empresa belga Ivy International. A iniciativa, além de garantir o sonho de muitos humanos comuns (que não foram nemserão reis), será responsável também pela restauração e manutenção do famoso cartão postal.

Sua História

O Palácio de Versalhes (em francês: Château de Versailles) é um château real localizado na cidade de Versalhes, uma aldeia rural à época de sua construção, mas atualmente um subúrbio de Paris.Desde 1682, quando Luís XIV se mudou de Paris, até a família Real ser forçada a voltar à capital em 1789, a Corte de Versalhes foi o centro do poder do Antigo Regime na França.

Em 1660, de acordo com os poderes reais dos conselheiros que governaram a França durante a menoridade de Luís XIV, foi procurado um local próximo de Paris mas suficientemente afastado dos tumultos e doenças da cidade apinhada. Paris crescera nas desordens da guerra civil entre as facções rivais de aristocratas, chamada de Fronde. O monarca queria um local onde pudesse organizar e controlar completamente um Governo da França por um governante absoluto. Resolveu assentar no pavilhão de caça de Versalhes, e ao longo das décadas seguintes expandiu-o até torná-lo no maior palácio do mundo. Versalhes é famoso não só pelo edifício, mas como símbolo da Monarquia absoluta, a qual Luís XIV sustentou.

Considerado um dos maiores do mundo, o Palácio de Versalhes possui 2.153 janelas, 67 escadas, 352 chaminés, 700 quartos, 1.250 lareiras e 700 hectares de parque. É um dos pontos turísticos mais visitados de França, recebe em média oito milhões de turistas por ano e fica a três quarteirões da estação ferroviária. Construído pelo rei Luís XIV, o "Rei Sol", a partir de 1664, foi por mais de um século modelo de residência real na Europa, e por muitas vezes foi copiado.

Em 1837 o castelo foi transformado em museu de história. O palácio está cercado por uma grande área de jardins, uma série de plataformas simétricas com canteiros, estátuas, vasos e fontes trabalhados, projetados por André Le Nôtre. Como o parque é grande, um trem envidraçado faz um passeio entre os monumentos.

O “Hotel de Versalhes” será inaugurado ainda em 2011.

Fonte: SpinTravel

Nenhum comentário:

Postar um comentário