segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Os 5 Buracos mais Fascinantes do Mundo

Você pode parar e pensar: será que um buraco, seja ele criado naturalmente ou não, pode ser considerado um lugar turístico?

Antes que você diga não, o blog Um café pra viagem, por favor! traz pra você os 5 buracos mais fascinantes do mundo, e quem sabe, você comece a achar que vale a pena conhecer algum deles.


5º Lugar - Represa de Montecello

No nosso 5º lugar (assim como o quarto lugar) temos um buraco construído pelo homem. A Represa de Montecello foi construída 1953 e 1957 e é do tipo arco médio de concreto com altura de 93 metros e 312 metros de comprimento na crista.

Sua característica mais marcante é um buraco circular, que extravasa águas de forma não controlada, drenando de forma automática cerca de 1,37 milhões de litros de água por segundo nos períodos de altos índices de precipitações de chuva na região do rio Putah Creek, que abastece a represa. O vertedouro tem 22 metros de diâmetro.


4º Lugar - The Big Hole

Em 4º lugar, temos também um buraco feito por mãos humanas. The Big Hole (em português: Grande Buraco) é uma cratera, que fica na cidade de Kimberley, África do Sul. O Big Hole é o maior buraco do mundo feito a mão. Ele foi feito devido à excessiva mineração nos arredores de Kimberley.

De 1866 a 1914, mais de 50 000 mineiros escavaram o buraco com pás e picaretas, tirando desde 2720 kg de diamantes. O Big Hole ocupa 17 hectares e tem 463 metros de largura. O buraco foi escavado até cerca de 240 metros, e depois enchido com entulho para ajudar a reduzir a sua profundidade a 215 metros. Desde então acumulou água até aos 40 metros abaixo da superfície, inundando 175 metros do buraco. A mina subterrânea de Kimberley foi escavada até uma profundidade de 1097 metros.

Existe atualmente um esforço para registrar o Big Hole como Patrimônio Mundial.


3º Lugar - Morning Glory Pool

Em 3º lugar temos um buraco de águas quentes. O Morning Glory Pool é uma piscina térmica encontrada em Upper Geyser Basin, dentro do Parque Nacional de Yellowstone, nos Estados Unidos. A piscina recebeu esse nome da senhora McGowan, esposa do superintende do parque, Charles McGowan, em 1883, em referência à flor que recebe o mesmo nome.

As cores do Morning Glory Pool se dão às bactérias encontradas na água, que alteram suas cores de acordo com a profundidade. Por algumas raras ocasiões, devido à terremotos e atividades sísmicas no local, a piscina de águas quentes também expele águas quentes como um gêiser.



2º Lugar - Cratera de Darvaza

No segundo lugar encontra-se o Poço ou Cratera de Darvaza, também conhecida popularmente como "A porta do inferno". Como seu nome indica, a Cratera de Darvaza é uma cratera de 60 metros de diâmetro por 20 de profundidade, situado no deserto de Karakum, Turcomenistão, próximo de um povoado chamado Darvaza, em cujo interior arde uma incessante fornalha há 35 anos.

Ainda que não exista uma confirmação oficial, acreditam que na década de 70, quando o Turcomenistão, ainda era parte da URSS, dito regime enviou um grupo de geólogos ao deserto de Karakum para que realizassem diversas prospecções em busca de petróleo e gás. Dito e feito, mas nem tudo foi tão fácil já que durante uma dessas prospecções viram como parte da equipe foi engolida pela terra.

Realmente tinham descoberto esta gruta subterrânea, "A porta do inferno", que estava cheia de gás natural como comprovaram os participantes da expedição enviada pela URSS que sobreviveram depois de colocar fogo no local que desde então arde.

Esta cratera é uma formação especial não somente por oferecer um surpreendente espetáculo senão também porque é fruto de uma combinação entre a natureza e homem, a primeira criou o poço com gás e o segundo deu o toque final colocando fogo.




1º Lugar – O Grande Buraco Azul

Nosso primeiro lugar vai para um buraco fascinante. O Grande Buraco Azul está localizado próximo do centro de Recife Lighthouse, um pequeno atol a cerca de cem quilômetros da capital de Belize. Com mais de 300 metros de diâmetro por 135 de profundidade, é uma verdadeira obra-prima da natureza. O lugar tornou-se famoso através da descoberta de Jacques-Yves Cousteau.

Cousteau declarou o Grande Buraco Azul como um dos dez melhores lugares para a prática de mergulho do planeta. Em 1971, ele levou o navio, o Calypso, ao buraco para mapear o fundo. As investigações desta expedição confirmaram que o Grande Buraco Azul surgiu como uma típica formação cáustica de calcário formada antes do aumento do nível dos oceanos em, pelo menos, quatro fases, deixando sinais em profundidades de 21, 49 e 91 metros. Encontraram estalactites na caverna submersa, confirmando a sua formação acima do nível do mar.

As águas do local são tão cristalinas que possibilitam a luz solar chegar a cerca de 60 metros de profundidade, o que deu a origem à colônias de corais e uma vida marinha de um colorido espetacular. É comum o encontro com tartarugas, tubarões e raias, que nadam graciosamente entre os corais e algas, aparentemente sem temer a aproximação do homem.

Ao mergulhar ali o turista tem uma bela visão de parte da riquíssima barreira de corais de Belize, a segunda maior do mundo (atrás somente da Grande barreira de corais australiana). Os corais ornamentam as bordas do buraco deixando somente dois canais, por onde entram e saem os barcos que levam mergulhadores.


E ai? Buracos podem ser pontos turísticos?

3 comentários: