terça-feira, 22 de março de 2011

Polinésia Francesa - O Paraíso na Terra

O Blog Um café pra viagem, por favor! recebeu um pedido e vem através deste post atendê-lo. Pedro Henrique, da dupla Pedro Henrique e Tiago (@ph_PHeT) e Jéssica Felice (@jehfelice) solicitaram ao blog um especial sobre a Polinésia Francesa. E aqui estamos!

A Polínésia é um conjunto de ilhas no Oceano Pacífico. A palavra polínésia vem da junção entre as palavras gregas πολύς (que significa "muitas") e νῆσος (que significa "ilha").

Estendida sobre uma superfície oceânica enorme, tem em conjunto 298.000 km² de área e 4,5 milhões de habitantes. As suas ilhas maiores têm origem vulcânica, e as menores têm origem coralina. Dado que todo o território da Polinésia se encontra compreendido entre os trópicos, ela apresenta um clima equatorial ou tropical muito quente e úmido.

A maior parte das ilhas pertence aos Estados Unidos (Havaí, Midway, Samoa), à Nova Zelândia (Ilhas Cook, Tokelau), ao Chile (Ilha da Páscoa, Sala e Gómez), e finalmente, à França, que com as ilhas Marquesas, Tuamotu, Ilhas Austrais, ilhas Gambier e Ilhas da Sociedade, formam a Polinésia Francesa.

A Polinésia Francesa, é um arquipélago que abrange mais de dois milhões de quilômetros quadrados do Oceano Pacífico Sul e é composto de 118 ilhas.





Muitas ilhas são coroadas com picos pontiagudos, enquanto outras parecem apenas flutuar sobre as águas do mar. Espalhada por uma área tão grande como a Europa Ocidental, a massa total da terra de todas as ilhas pode ser comparada à um território um pouco maior que o Estado de Rhode Island, o menor estado americano.

Os três arquipélagos mais procurados pelos visitantes são as Ilhas da Sociedade, composta de Tahiti, Moorea, Bora Bora, Huahine, Raiatea e Taha'a; os atóis de Tuamotu incluem os atóis de Rangiroa, Manihi, Tikehau, e Fakarava; e enfim e as Marquesas, também conhecidas como "as misteriosas ilhas".


Os dois outros arquipélagos, as Ilhas Austrais e as ilhas Gambier, ficam ao suldoeste das Ilhas da Sociedade. Embora poucas empresas de turismo ofereçam pacotes para esses dois arquipélagos, quem conseguir viajar até estes dois lugares não ficará decepcionado com o que vai encontrar.

Antes de prosseguir, já quero deixar claro algumas coisas que encantam e marcam os visitantes deste local:


  • Sua população: o calor humano de seus anfitriões é unico e marcante, cujo amor por suas ilhas é visto através da música, dança e flores;
  • Cruzeiros: viagem no lendário Pacífico Sul a bordo de navios de cruzeiro de luxo, iates ou demais navios de passageiros que viajam entre as mais belas ilhas da Polinésia Francesa;
  • Bungalows sobre a água: aproveite o conforto do melhor quarto de hotel do mundo, enquanto você com o barulho de um dos mares mais lindos do mundo abaixo de você;
  • Spas da Polinésia: você encontra muitos spas e pode experimentar o verdadeiro relaxamento e rejuvenescimento, enquanto se delicia pelo meio ambiente à sua volta;
  • Snorkeling e Mergulho: conheça as quentes e cristalinas águas do mar da Polinésia e veja cardumes de peixes incrivelmente coloridos, tubarões dóceis e arraias gigantes;
  • Romance e lua de mel: este é um lugar ideal para se comemorar um romance, um aniversário de casamento ou uma lua de mel perfeita. O isolamento e a perfeição destas ilhas criaam um dos mais desejáveis destinos de lua de mel.


Tahiti, a Rainha do Pacífico

Tahiti, a maior ilha de todo o país, elevando-se sobre o oceano como uma rainha orgulhosa e real é adequadamente coroada por um círculo de picos majestosos.



O interior montanhoso é adornada com profundos vales, córregos cristalinos e altas cachoeiras. As terras costeiras, presentes com uma costa rochosa, são o lar de campos de flores tropicais e da maioria da população da ilha.

Papeete, que significa a "cesta de água," era um lugar de encontro onde os taitianos iam para preencher suas cabaças com água doce. Agora, a capital do Tahiti é uma cidade revigorante do país, e orgulha-se de ter uma classe mundial resorts, spas, restaurantes requintados e únicos, discotecas, mercados vibrantes, lojas de pérolas e boutiques.


Moorea, a Ilha Mágica

É também conhecida como a ílha mágica. À poucos minutos da ilha do Tahiti, por avião, e apenas 30 minutos de catamarã de alta velocidade, Moorea se eleva magicamente para fora do oceano em uma explosão de verdes.

Uma lagoa de águas claras e rasas cerca a montanha da ilha. Este é um lugar em que a natureza te encanta de forma mágica, com jardins de hibiscos que parecem pintados, aves que preenchem o visual, cachoeiras caindo por falésias e samambaias, e aldesias simples e muito relaxantes.


Bora Bora, a Ilha Romântica

Essa é sem dúvida, a ilha mais famosa da Polinésia Francesa. À cerca de uma hora de vôo a partir da ilha do Taiti ou Moorea, a ilha de Bora Bora é como uma paleta de um pintor, que mistura tons verdes e azuis e é amor à primeira vista.

Românticos de todo o mundo reenvindicaram para sí esta ilha, cujo Monte Otemanu, que se assemelha à um castelo, atravessa o céu. Praias perfeitas de areia branca dão lugar a cor esmeralda das águas, onde peixes coloridos animam os jardins de coral, como se estivessem cumprimentando as arraias gigantes. Isso poderia ser facilmente descrito como o centro do universo romântico, onde luxuosos resorts e spas dentro da ilha, bungalows sobre a água, moradias marcantes criam um ambiente de fábula.

Basta dizer, simplesmente, que Bora Bora é a ilha mais bonita do mundo.

Pora Pora - o antigo nome, que significa "primeiro nascido" - foi dado através de lendas descrevendo a ilha como a primeira a surgir, quando Taaroa, o deus supremo para os polinésios, pegou-a das águas após a criação mítica da Havai'i, agora conhecido como Raiatea. Embora a primeira letra "B" não exista no idioma do Taiti, quando o Capitão Cook ouviu pela primeira vez o nome da ilha, confundiu com o som atenuado da Tahitian "P" para "B" e chamou a ilha de Bora Bora.


Na verdade, é a ilha mais romântica do mundo. A partir do cenário perfeito para a privacidade e conforto dos bungalows sobre a água, tudo em Bora Bora é igual a 10 na escala de romance. Resorts tem sido acolhedor para casais e suas amenidades especiais foram ajustadas para a perfeição. De sol a sol, cada resort criou sua própria mistura singular de experiências românticas para seus convidados, para que cada um escolha suas preferências.

Para o visitante, a ilha de Bora Bora oferece:

  • Encantamento das águas turquesa , com dias intermináveis de exploração por meio de mergulho e snorkel;
  • Emoção acima da lagoa, através de passeios de canoa, jet ski, cruzeiros, ou seguindo o sol forte à borde de um veleiro catamarã;
  • Exploração da vista panorâmica através de caminhadas acompanhadas por guias locais de entretenimento;
  • Descoberta das lojas de renome mundial no quesito arte original, pérolas do Taiti, perfumes e óleos, e preciosos artesanatos de madeira.

Como Chegar

Como fica no meio do nada, não é muito fácil chegar à Polinésia Francesa. A opção para quem sai de São Paulo é ir pelo Chile, fazer uma parada na Ilha de Páscoa. Há também a opção, mais demorada e custosa, de ir pela Europa.

Uma vez chegando lá, tudo é bem organizado. Para quem tem e quer gastar dinheiro, tudo é fácil nas ilhas. Quase todas possuem aeroportos, ligados por vôos diários da Air Tahiti. Há ainda a opção dos "ferryboats" (balsas) ou dos veleiros que fazem cruzeiros pela região.

Com relação à acomodação, há desde a possibilidade de se instalar na casa de nativos até ficar em hotéis que chegam a cobrar US$ 800 por dia, sem café da manhã. É fácil alugar carros, achar telefones e, mais do que tudo, na maioria das ilhas é fácil achar sossego e silêncio.

Nas praias, você com certeza não vai ser importunado. Não há, literalmente, ninguém te oferecendo quinquilharias ou comida. Índices de violência simplesmente não existem. Nessa época globalizada, até nesse paraíso isolado é possível assistir a TVs pagas, ver notícias via CNN ou seriados via Sony.

Mas esqueça tudo isso. O maior prazer de qualquer visitante é ficar longe da televisão e poder ver da janela de seu quarto, ou da areia da praia, as cores que enfeitiçam seus visitantes.


Onde Ficar























































Informações Gerais e curiosidades:

  • Temperatura: a média anual está em torno de 26° C. Portanto, clima perfeito pra se estar na praia;
  • A palavra Tatoo, ou tatuagem, é originada da Polinésia Francesa. A lenda de Toú, o deus da pintura para os Polinésios, diz que todos os peixes dos oceanos foram pintados por ele com belas cores. Na cultura polinésia, tatuagens têm sido considerados sinais de beleza, e em épocas anteriores foram usados em cerimonias quando crianças atingiam a adolescência;

8 comentários:

  1. ...Um dia breve estarei entre estas Ilhas Maravilhosas!!!!

    ResponderExcluir
  2. Eu quero muuuuuuuuuuuito ir. Q lugar linnnnnnndo!!!!

    ResponderExcluir
  3. Há um caso de suspeita de canibalismo com turista lá:

    http://news.sky.com/home/world-news/article/16090513

    http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/internacional/2011/10/17/alemao-desaparecido-pode-ter-sido-vitima-de-canibalismo-na-polinesia-francesa.jhtm

    Assustador!

    ResponderExcluir
  4. Vc deveria colocar para podermos compartilhar no face, como no youtube e outros blogs, iria ficar bem legal ^^

    ResponderExcluir
  5. E qual seria a melhor epoca para viajar para esse lugar maravilhoso???

    ResponderExcluir
  6. Eu adorei ,fiquei no intercontinental thalsso em boa Bora ,já em Moorea nao
    Fique no intercontinental esta muito decadente, melhor o Hilton ou sofitel
    Ana Maria

    ResponderExcluir