sexta-feira, 14 de junho de 2013

Puerto Madero

Já falamos algumas vezes sobre Buenos Aires aqui no blog, como por exemplo sobre um dos meus lugares prediletos que é o Caminito (clique aqui para ler) e sobre a Galeria Pacífico (clique aqui para ler), além da vista aérea na chegada à Buenos Aires, que é de tirar o fôlego (clique aqui para ver as fotos).






Hoje o blog Um café pra viagem, por favor! fala de um outro lugar muito conhecido e respeitado de Buenos Aires, chamado Puerto Madero! Tenho certeza que você já ouviu falar, pois é um dos bairros mais nobres da capital Argentina.
O bairro tem esse nome por causa do comerciante Eduardo Madero, contratado pelo governo federal em 1882, para ser encarregado da construção de um novo porto na capital. Buenos Aires possuía grandes problemas em relação ao descarregamento de navios em sua coista por causa da profundidade do Rio del Plata, o que gerava grandes transtornos à população.



Já em 1990, o governo municipal iniciou realizou um estudo para traçar um plano de revitalização do bairro, em parceria com a cidade de Barcelona. Com um orçamento de cerca de um bilhão de dólares, ruas e avenidas foram abertas, e parques e monumentos foram criados, recebendo nomes de mulheres importantes, como a própria Ponte de la Mujer.



Outro detalhe que trouxe melhorias para a área foi a edificação do Hilton Buenos Aires, em 1999, que, além da belíssima vista do rio e de seus barcos, trouxe a criação de salas de cinema, teatros, centros culturais, edifícios comerciais e a sede da Universidad Católica Argentina. É, sem sombra de dúvidas, um dos projetos de renovação urbana mais bem sucedidos do mundo, feito em menos de duas décadas.



Hoje, ao andar por Puerto Madero, você tem um dos cartões postais mais belos da cidade, e é o lugar ideal para saborear uma picanha argentina. Os melhores restaurantes estão em Puerto Madero, com uma bela vista para o Rio del Plata.

Peça algum vinho tinto nacional para acompanhar. Afinal de contas, os vinhos argentinos também são muito bem respeitados em todo o mundo. Indico o Restaurante Potrillo, que além da carne, é especialista na típica parrilla portenha.
E não deixe de conhecer o Navio Museu A.R.A. Corveta Uruguay. O Corveta Uruguay foi o primeiro navio metálico da Argentina, onde chegou em 1874, para garantir a soberania nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário