terça-feira, 21 de junho de 2011

Simplesmente Cancun!

Justamente hoje, no primeiro dia de inverno oficial no nosso país, o blog Um café pra viagem, por favor! faz um pequeno post pra atender alguns pedidos que recebemos de alguns casais que estão indo pra Cancun, pra fugir do frio e pegar um solzinho. Então a gente um pequeno break nos nossos posts de inverno pra trazer dicas do que conhecer na paradisíaca Cancun.

Esse post é dedicado em especial à Fabiana e ao Lucas, que estão saindo de viagem nesse próximo fim de semana, e também para o Gabriel e Eva, Cairo e Renata, Tiago e Michele, Fernando e Sinara e Marcelo e Talita, que também estão de viajem marcada para a terra de águas azuis e areia branca. Já dá pra perceber que Cancun é uma excelente opção para jovens casais, não?

A história de Cancun é uma história recente. Se você voltasse no tempo à cerca de 60 anos atras, só encontraria nas terras de Cancun, vestigios do Império Maia. Foi o governo Mexicano que decidiu criar uma área turística em uma ilha desabitada, cuja pequena população se dedicava somente ao cultivo de côcos. Na década de 70 e 80, a região de Cancun que conhecemos atualmente foi tomando forma, com a construção dos primeiros hotéis por parte do Governo do México, com investimentos feitos pelos principais operadores turísticos internacionais. A partir dos anos 80, Cancun passou a vivar um boom turístico, e que vive até os dias de hoje. Atualmente, falar de Cancun é falar de um destino turístico conhecido em todo o mundo pelas suas praias, pelos seus hotéis, pelos seus fundos de coral, ideais para mergulhar, e pelos seus serviços.

Pra começarmos as nossas dicas, é bom primeiramente conhecer algumas praias de Cancun, e o que elas oferecem:

Praias


Praia Marlin
Localizado no km 13 na Zona Hotelera, meio quilômetro ao sul da zona arqueológica de Yamil Lu'um, esta praia é ideal para casais que querem tomar sol longe do ruído e do barulho das pessoas. Praia semi-isolada, situada na parte Oeste da zona de hotéis, onde vai encontrar uma grande tranquilidade. Não dispõe de muitos equipamentos nem serviços. Baixa taxa de ocupação. Areia dourada e águas tranquilas.

Praia Ballenas
Localizado no km 14, na Zona Hotelera, ao norte da Punta Nizuc, banhado pelas águas cor turquesa do Caribe mexicano, esta praia é perfeita para tomar sol e praticar alguns esportes aquáticos. Conta com uma das melhores vistas panoramicas de Cancún. Praia ideal para a prática de esportes aquáticos. Ondulação moderada.

Praia Chac-Mool
Está situada no km 10 na Zona Hotelera, na frente da Laguna Bojórquez, esta praia possui ondas moderadas, ideal para tomar sol enquanto aprecia uma bebida e admira a espectacular paisagem que oferece o Mar do Caribe. Excelentes serviços. Média a elevada taxa de ocupação.

Praia Langosta
Localizado no km 5 da Zona Hoteleira, ao oeste de Punta Cancún, é uma das praias mais concorridas de Cancún. De seu cais saem diversas excursões que o levam para Isla Mujeres. Elevada taxa de ocupação. Águas cristalinas. Todo o tipo de serviços.

Praia Caracol
Está situado no km 8.5, entre Playa Langosta e Punta Cancún. A suave inclinação desta praia e seu nível da profundidade que se prolongam vários metros ao mar a convertem no lugar ideal para as crianças e aqueles que começam a praticar natação e se sentem seguros ao penetrar em suas águas calmas. É também um lugar fabuloso para praticar esqui aquático.

Praia Las Perlas
No km 2.5, esta praia de clima amável, se localiza no início da Zona Hoteleira e ao oeste da Punta Cancún, é ideal para praticar esportes aquáticos como: vela, surf, caiaque, esnórquel, mergulho e natação. Também é reconhecido este lugar por ser um ponto de abordagem de transportes marítimos que viajam por diferentes regiões, sendo Isla mujeres, um dos seus destinos. Praia muito concorrida, com todo o tipo de serviços e equipamentos. Areia dourada e branca.

Praia Tortugas
Localizado no km 6.5, ao oeste de Punta Cancún; com ondas calmas e de pouca profundidade, esta praia é ideal para famílias que viajam com crianças. Na frente de seu cais há uma plataforma para praticar o salto de bungee jump.

Passeios


Parque Ecológico Xcaret

Xcaret é um dos mais importantes parques destinados ao Ecoturismo que podemos encontrar em Cancun. Conta com muitos lugares que encantam o turista, nos quais vai poder apreciar a Natureza. São muitos os rios subterrâneos nos quais se pode mergulhar. Mas não se assuste: as suas águas são cristalinas e com a companhia apropriada neste lugar, não há nada a temer. Para além disso, no Parque Xcaret, pode ainda, em certas épocas do ano, observar aves como os flamingos, ou pode visitar o Aquário Tropical. E é um dos lugares mais badalados pra se nadar com golfinhos. Mas já prepare o bolso. Em qualquer parque que for, prepare pra desembolsar U$ 150 por pessoa pra nadar com golfinhos.

O Parque Xcaret é um dos lugares mais visitados por todos os que escolhem Cancun para aproveitar suas férias. Por isso mesmo, é um dos mais lotados também, e em alta temporada, as filas são grandes.

Parque Ecológido Xel-Ha

Xel-Ha é outro parque ecológico dedicado ao Ecoturismo que pode ser encontrado pra quem vai a Cancun. É um grande parque ecológico localizado em meio a Riviera Maia, distante aproximadamente 120 quilômetros do centro de Cancun. Construído no exato local onde um rio se une ao fabuloso mar do Caribe, em suas águas encontram-se 70 espécies marinhas e de água doce, formando um incrível aquário natural. Suas principais atrações estão todas dentro d’água: exploração de grutas, flutuação, mergulho e até uma incrível caminhada marinha. Também é possível curtir a mata da região através de trilhas muito bem sinalizadas que podem ser percorridas a pé ou de bicicleta. O parque conta com várias lojas e lanchonetes para garantir o conforto dos visitantes.

Dica: se você tiver que escolher um parque pra conhecer, embora o Xcaret seja maior e mais conhecido, o Xel-Ha tem a vantagem de poder conhecer também Tulum, na Riviera Maya.

Tulum em Riviera Maya

A Riviera Maya, verdadeiro paraíso natural banhado pelas águas do Mar do Caribe, possui uma costa de mais de 120 quilômetros entre Puerto Morelos e Punta Allen, no estado de Quintana Roo, região da Península de Yucatan. Seu clima é semi-tropical, com uma média anual de temperatura de 25°C. Considerado como um dos destinos turísticos de maior crescimento durante a última década, neste lugar é possível descansar em suas praias de areia branca, como as do Secreto e Paraíso, onde poderá tomar sol e praticar todo tipo de atividades aquáticas, como mergulhar a mais e 10 m de profundidade nos espectaculares corais que dão forma ao maior recife maia, situado na frente de suas praias. Também descobrirá antigas cidades maias como Cobá e Tulum, situados este último na beira do mar; e conhecerá incríveis reservas ecologicas como Sião Ka´an, considerado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO

Chichén Itzá

A cerca de 2h30 de ônibus de Cancún, trata-se do mais importante centro cultural da civilização maia. A Pirâmide El Castillo, com 365 degraus, é impressionante, assim como o campo de futebol (com um gol um tanto quanto diferente do nosso) e a área das quase mil colunas. Na ida ou na volta do passeio, há parada em um cenote, um gigantesco poço de água em que você pode nadar. Se tiver como escolher, prefira parar na volta - assim você não passa o dia passeando com a roupa úmida. E deixe para adquirir o artesanato típico perto da hora de ir embora. Muitos itens são de pedra e pesam na mochila. Além disso, próximo do fim da tarde, quando o parque já está para fechar, dá para comprar tudo mais barato no saldão dos vendedores.

O que (quase) ninguém informa:
  • Nas noites de quarta-feira, um espetáculo conta episódios da história maia com encenações emocionantes e um show de luzes espalhadas pelas ruínas. Para comprar esse passeio, e não o que apenas visita o sítio arqueológico, os melhores lugares são as agências de turismo dentro dos shoppings em Cancún.
  • Quando lhe disserem que o passeio inclui ida a povoados típicos, não se anime: você só os verá rapidamente pela janela do ônibus.
  • Fuja dos roteiros com almoço em Valladolid. O restaurante do vilarejo - de "comida internacional" - não serve nada além de frangos ensopados de gordura com macarrão e gelatina.

Isla de Contoy

A Ilha Contoy é um dos melhores lugares em Cancun para mergulho sem cilindro de ar. É um lugar fantástico, repleto de Natureza, ideal para esta atividade. No ambiente envolvente desta ilha, vai encontrar lugares com profundidades entre os 3 e os 5 metros, em águas cristalinas, com uma boa visibilidade, que lhe permitirão observar uma inacreditável quantidade de espécies protegidas. Também nesta ilha, vai encontrar o Parque Nacional de Islache, uma reserva natural.


Isla Cozumel

Cozumel é uma ilha que vamos encontrar em frente a Cancun. É a maior ilha do México, contando-se aos milhares os turistas que todos os anos a visitam. É um lugar ideal para a prática do mergulho em apneia, entre outras atividades. Também se pode passear, provar produtos típicos do Caríbe, fazer compras...

Os barcos para Cozumel saem de Playa Del Carmen e a viagem dura 45 minutos. A visibilidade no local, que tornou-se popular graças a Jacques Cousteau, chega a 30 metros, o que garante que se vejam muito bem as dezenas de espécies de peixes e outros animais marinhos que habitam a região, onde está um dos maiores recifes de corais do mundo.

Fique atento!

Mergulhar no local é mais proveitoso para quem faz scuba diving (mergulho com cilindro). Se é esse seu caso, pergunte quantos instrutores acompanham o grupo. Profissionais do setor recomendam que, no batismo, haja um guia por pessoa; para os experientes, um guia a cada cinco mergulhadores. Algumas empresas locais, porém, formam grupos grandes, com um instrutor para cada dez pessoas. Se você não tem prática, pode ser perigoso.


Isla Mujeres

Está situado a 14 km da costa de Cancún. É um dos lugares mais atrativos do Caribe mexicano. Mede 8 km de comprimento por 1.5 km de largura. É possível chegar de balsa ou em lanchas rápidas que saem de Puerto Juárez, Punta Sam y Playa Linda. Também é possível chegar abordando o Garafón Cruise o qual sai de O Embarcadero, situado no km 4 da Zona Hoteleira de Cancún, o qual chega ao parque natural Garrafón, na parte sul da Ilha. Alí é possivel praticar todo tipo de esportes aquáticos, alugar um waverunner ou subir-se numa banana-boat.


El Garrafon

Situado na ponta sul da Isla Mujeres, é um dos mais belos parques ecológicos. Localizado nas margens de uma pequena baía com um recife natural de mais de 300 metros de comprimento, você pode praticar snorkel, mergulho, tirolesa ou visitar o templo maia da Deusa Ixchel. Ou simplesmente desfrutar de uma rede num dos cenários mais belos do Caribe. Está localizado à cerca de 30 minutos de barco de Cancun. Alí, você encontra um dos mais belos recifes de corais do mundo. E o Zip Line caindo direto nas águas azuis é excelente.

O que (quase) ninguém informa
- Não há assim tanto o que ver nos mergulhos, e o mar não é dos mais calmos. Mesmo em dias agitados, não há nenhuma orientação nem restrição do parque sobre quem pode cair na água. Se passar por alguma dificuldade enquanto estiver nadando - ou apenas
tentando não ser arrastado para longe do deque -, faça estardalhaço. Do contrário, o funcionário que deveria ficar a postos para ajudar continuará olhando para o horizonte como se nada estivesse acontecendo.


Compras e Bares

Cancun é uma cidade eminentemente moderna, cosmopolita, dinâmica, onde, nas suas principais ruas e avenidas, encontramos muitos lugares onde é possível encontrar lembranças, roupsa ou qualquer outro tipo de artigo, enquanto se aproveita a temporada em Cancun. Se quer ir às compras, restaurantes e baladas, o Boulevard Bukulkan e a Plaza La Isla são os melhores lugares. A Avenida Tulum e Nader são outros dos pontos-chave desta cidade para quem quer ir às compras. Na Avenida Tulum, além de tudo, você encontrapara além do mais, vamos encontrar o Centro Comercial Las Américas, onde podemos encontrar tudo o que é necessário para gozarmos as nossas férias.

Boa viagem!

5 comentários:

  1. voce me ajudou MUUITO, sou muito grata! beijos
    Babi Iuli

    ResponderExcluir
  2. Vou no feriado de 1º de maio de 2012, será q essa época é boa? movimentada? obrigado

    ResponderExcluir
  3. Valeu o post, muito legal.

    ResponderExcluir
  4. Oi João Paulo! Adorei seu blog! Estou criando um blog sobre viagens também! Se quiser trocar informações dê uma passadinha lá: www.viagemdeestilo.blogspot.com.br
    Abraços, Priscila

    ResponderExcluir
  5. Eu e minha esposa, estaremos viajando agora dia 03 de outubro...muito útil....

    ResponderExcluir