terça-feira, 8 de novembro de 2011

Tinha uma Pamonha no meio do Caminho

O título do nosso post de hoje brinca com a poesia de Carlos Drummond pra falar de uma coisa que gostamos muito. Muitas vezes, viajar de avião tem algumas praticidades muito boas, como conforto e ganho de tempo. Porém, há algumas coisas que quem viaja de carro consegue curtir mais. Um exemplo, são as paradas que você encontra pela estrada, lugares de comida gostosa, doces caseiros, bons pra se viajar acompanhado da família e principalmente, pegando estrada com o amor da sua vida!

E hoje, o blog Um café pra viagem, por favor! fala justamente de um lugar excelente pra se conhecer. Nesse último fim de semana, viajamos para Goiânia, (que, já pra deixar registrado, estará no nosso próximo post) e na volta, retornando à Uberlândia pela BR 153, paramos em um lugar na beira da estrada pra comer PAMONHA! Verdade, estamos falando da Pamonharia Felicidade.

Localizada na zona Rural da cidade de Piracanjuba, Goiás, a Pamonharia Felicidade tem sido ponto de parada desde 1951. Ao lado direito de quem está saindo de Goiânia, você se depara com uma casa bem colorida, amarela, com janelas de tom marrom avermelhado e bancos azuis dando contraste, assim que você entra, já percebe o cheiro do milho cozido. Então é sentar-se e pedir.

Eu particularmente não gosto de pamonha de sal, então pedi a minha pamonha de doce. Chegou rapidinho, e acho que foi a melhor pamonha que já comi na minha vida, desmanchando de tão boa. Pra acompanhar, um café feito na hora. Aliáis, esse é um detalhe marcante. Porque pra quem gosta de café, como eu, a pior coisa do mundo é pedir um café na beira da estrada e sentir aquele gosto requentado. Nesse lugar o café é feito a todo tempo, ali mesmo na sua frente. Então você se sente como em uma fazenda, comendo coisas típicas de roça.

Você pode também pedir outras coisas, como o pão de queijo feito também na hora. E a decoração do lugar é toda própria, com fotos e imagens que contam a história do lugar, que funciona à mais de meio século. E na hora de ir embora, é só escolher um doce caseiro ou um vidro de pimenta pra levar pra casa. Se quizer também, encontra outras coisas típicas, como chapéu, colher de pau, coisas de fazenda mesmo. Um lugar bem aconchegante, excelente pra se curtir durante uma viagem.

Fica a dica!

9 comentários:

  1. Eu conheço e reforço as suas informações, moro em Goiânia e sempre que vou para Caldas Novas paro ali, mas o melhor de la é uma paçoca de carne seca.
    A proposito vai ai a sugestão uma reportagem sobre Caldas Novas

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente,pamonha melhor do que a da Felicidade,não tem em lugar nenhum do mundo!Vou lá quase todos os finais de semana;além da comida,o lugar é muito aconchegante!

    ResponderExcluir
  3. Essa pamonharia lembra minha infância! Sempre ia nela para comer pamonha de sal e aproveitar o lugar aconchegante!
    Hoje, morando em São Paulo, sempre dou um jeitinho de matar a saudade da pamonha pedindo para alguém trazer!
    Pamonha melhor não existe!

    ResponderExcluir
  4. cleonice brasilia
    excelente reportagem pois essa maravilha ja existe ha anos e merecia ser divulgada!como digo em minha canção:"la são dois pontos de partida chamado de felicidade! sinto uma lembrança infinda,vou la pra matar a saudade mas quando volto trago mais saudade ainda!!"

    ResponderExcluir
  5. O lugar realmente é unanimidade! É um dos poucos restaurantes de estrada que mantém o estilo rústico com qualidade! Era parada obrigatória para o caminho brasília-caldas novas na minha infância!

    ResponderExcluir
  6. Cresci comendo pamonha nesse lugar. Sempre achei o aglomerado de árvores que tem na entrada um charme. Quando as paineiras floram e soltavam as painas é um espetáculo. Adoro o suco de milho, não tem outro igual. Ana Mônica - Goiânia

    ResponderExcluir
  7. Sou de BH e aprendi a gostar de Pamonha depois que passei na Felicidade. Tudo eh tão bom que acabei me casando com o irmão caçula do Proprietário.

    ResponderExcluir
  8. Dirce Guimarães
    sou também admiradora desse lugar pois vivi aqui há sessenta anos e tenho muitas historias .Uma delas é que esse terreno foi comprado pelo meu sogro Antonio Eusebio 1908 para fazer sua vida ali. Ele fazia a viagem de carro de boi de goias ate araguari levando arame e arestia e trazia sal para vender em goias velho ,gastando 3 meses de viagem .Fico muito contente por meu sobrinho manter esse lugar

    ResponderExcluir
  9. Minha experiência com as pamonhas se dividem em duas: antes e depois de experimentar as da Pamonharia Felicidade. Tive a sorte de achar esse lugar no caminho. Estava viajando com minha filha de motorhome e regressávamos de Brasília a caminho do Mato Grosso do Sul. Paramos para comprar água para abastecer a caixa do motorhome. Aquele moinho de água me chamou atenção e pensei: aqui deve ter água boa. Ao entrar já vi muita gente comendo pamonha (não sou muito fã de pamonha), mas minha filha quis provar. Que Delícia! Gostamos tanto que levamos mais 8 para a viagem. Congelamos metade e mesmo depois de 5 duas estavam perfeitas quando voltamos à Santa Catarina. Sem falar do doce de ameixa, o suco de milho e as farofas caseiras… Nos convidaram a estacionar atrás onde têm a casa, abasteceram-nos de água e ainda nos serviram um cafezinho passado na hora de cortesia. Toda vez que ouvir a palavra pamonha: vou recordar saudosamente desse lugar.

    ResponderExcluir