segunda-feira, 12 de setembro de 2011

A Rua mais Bonita do Mundo

Um tapete verde. Um belíssimo tapete verde. Pelo menos pra quem sobrevoa Porto Alegre, essa é a impressão que se tem quando, olhando para baixo, você se depara com a Rua Gonçalo de Carvalho. Por outro lado, pra quem atravessa essa famosa rua da capital do Rio Grande do Sul, a impressão que se tem é de estar em uma das ruas mais belas do mundo. Não é para tanto que, por esse motivo, Gonçalo de Carvalho vem, ao longo dos anos, sendo chamada justamente assim.

Em seus quase 500 metros de comprimento, a rua mais bonita do mundo, como é conhecida, tem em suas calçadas mais de cem árvores da espécie tipuana, que chegam a alcançar até o sétimo andar dos edifícios em alguns pontos. Essas árvores, segundo moradores mais antigos, foram plantadas por funcionários de origem alemã, na década de 1930, que trabalharam em uma cervejaria do bairro.

O título de "A Rua mais bonita do mundo" foi dada pela primeira vez por um biólogo português, no ano de 2008, quando viu algumas fotos do local, divulgadas como uma forma de tentar preservar as árvores de serem destruidas para a construção de um shopping. Depois de toda a repercusão, o calçamento de paralelepípedos foi mantido, o que evitou a impermeabilização do solo e preservou as tipuanas. Nenhuma árvore foi derrubada. Como bônus, a rua ainda foi declarada "patrimônio ambiental" pela prefeitura e foi incluída na rota dos pontos turísticos de Porto Alegre.

Lugar que o blog Um café pra viagem, por favor! te indica a conhecer!

Nenhum comentário:

Postar um comentário