domingo, 30 de setembro de 2012

Feirinha de Pedra Sabão de Ouro Preto

Aqui no blog @umcafepraviagem, nós SEMPRE que viajamos, precisamos trazer algo típico do lugar pra nos lembrar do destino visitado. Sei que vocês também são assim. De qualquer forma, por esse motivo, nossa casa é cheia de detalhes de várias partes do mundo. 

E em Ouro Preto, o que não falta pra quem visita a cidade são opções de comprinhas pra quem gosta disso. Alias, você verá muito em Ouro Preto, lojas de artesanatos e presentes. Ouro Preto é conhecida mundialmente não somente pela sua história, mas também pelo seu valor e riquezas minerais. Não é à toa o nome da cidade, Ouro Preto, e por esse mesmo motivo, o nome do estado de onde ela é, a rica Minas Gerais.
 
E dentro desse assunto, o blog @umcafepraviagem não poderia deixar de lado um dos lugares mais visitados em Ouro Preto. Destino certo de todos que visitam a cidade, bem em frente à Igreja de São Francisco de Assis, está a Feirinha de Artesanato de Pedra Sabão. Um lugar encantador, e excelente pra gastar um tempo escolhendo um bom presente pra alguém ou alguma recordação da cidade.

O blog esteve nesse encantador lugar, e ficamos maravilhados com a perfeição e detalhes dos artesãos, que em muitas barraquinhas, confeccionam suas obras ali mesmo, na sua frente. E como o próprio nome diz, a feirinha é rica em peças de pedra sabão. Há outros tipos de artesanato também, mas esse é o item principal da Feirinha.
 
A pedra sabão é uma rocha metamórfica, de baixa dureza, por conter grande quantidade de talco em sua constituição. E esse tipo de rocha, é ricamente encontrado em grandes depósitos no estado de Minas Gerais. E por suas características, é muito trabalhada por artesãos, na fabricação de esculturas e peças de artesanato.

E essa foi uma das nossas escolhas de recordação de Ouro Preto. Escolhemos alguns potes tanto de presente quanto pra nossa casa. Esse, na foto, se encontra agora em nossa sala. Você pode pedir pra gravar alguma mensagem, nomes, ou deixar a peça sem escrito nenhum. No nosso caso, apenas pedimos a escrita simples, mas de grande valor pra gente, do nome da cidade: OURO PRETO.

Se for à Ouro Preto, reserve um tempo em sua agenda, de preferencia no final da sua visita, para conhecer a Feirinha de Artesanato de Pedra Sabão. Você pode escolher entre potes, vasos, jogos de xadrez, enfim, diferentes peças, como as que fotografamos pra vocês aqui no blog. Como abre de Domingo à Domingo, dá tempo de conhecer a cidade toda, e escolher no final que presente quer comprar.

Um comentário:

  1. Boa dica. Estou indo para minas agora em julho e sou apaixonada por artesanato e o mineiro então, gente , loucura.

    ResponderExcluir