terça-feira, 6 de novembro de 2012

A Terra de Gangnam Style - Coréia do Sul

A mais nova febre mundial vem do outro lado do globo, mais precisamente da Coréia do Sul. "Gangnam Style", do cantor Psy, se tornou o vídeo mais visto do YouTube, e retrata uma área nobre, em especial, da capital Seul.

O blog @umcafepraviagem visitou esse maravilhoso país, e vamos trazer algumas dicas em especial pra você. Tudo na Coréia está em expansão. São canteiros de obras em tudo quanto é lugar. A cultura POP, presente claramento no hit de Psy, é visível por onde quer que se passe. Mas ao mesmo tempo, é um país que preserva suas raízes e cultura. Por isso, não há como não falar de um dos lugares mais belos que visitei na capital Seul: o Palácio Gyeongbokgung.

Gyeongbokgung (경복궁) foi o palácio principal durante a Dinastía Joseon (1392-1910). Sendo um dos cinco palácios de Seul, ostenta 600 anos de história.

O Palácio Gyeongbokgung tem 5,4 milhões de pés quadrados de superfície dispostos na forma de um rectângulo. No lado sul acha-se a entrada principal Gwanghwamun. Ao norte, Sinmumun; ao este, Yeongchumun; e ao oeste, Geonchunmun. Dentro do palácio acham-se as edificaciones de Jeongak tais como Geunjeongjeon, Gyotaejeon, Jagyeongjeon, Gyeonghoeru, e Hyangwonjeong. Geunjeongjeon, o salão principal, era o lugar onde se realizavam as cerimónias oficiais e os servidores públicos rendiam os relatórios matutinos ante o rei.

Em frente ao pátio interno, encontram-se traçados três caminhos de granito. O do médio, levemente mais elevado, era o trajecto por onde andava o monarca, e os dos lados, era para a marcha de seu corte. No pátio, levantavam-se à cada lado os Pumgyeseok. Jagyeongjeon e Gyotaejeon eram as residências da mãe do rei e a rainha, respectivamente. Jagyeongjeon é famoso por seu muro florescido e Sipjangsaeng-gulttuk (chimenea). A gulttuk tem o reconhecimento de ser uma das chimeneas mais belas feitas durante o período de Joseon, e encontra-se na lista dos Tesouros Nacionais como o nº 810. Gyotaejeon era o sector de vida pessoal da rainha, e o muro e a entrada posterior que dão ao Monte Amisan são particularmente atraentes à vista. A tudo isto, o que acentua ainda mais a elegancia do Palácio Gyeongbokgung é seu estanque de flor de loto, Gyeonghoeru e Hyangwonjeoung.

Gyeonghoeru era o lugar onde os dignatarios estrangeiros se reuniam e onde se celebravam festas especiais quando ocorriam bons acontecimentos na nação. Hyangwonjeong é um espaço dentro do pátio posterior que se acha por trás dos quartos de descanso. Ao igual que Gyeonghoeru tem um estanque de flor de loto, mas a diferença do mesmo, tem características distintivas femininas. Sua arquitectura aproveita com excelencia a geografia do rededor do monte Amisan e toda a área se funde em uma grande beleza, um excelente exemplo da estrutura tradicional dos palácios coreanos. Assim mesmo, dentro de Gyeongbokgung há uma biblioteca sujeongjeon, onde os servidores públicos tinham longas horas de leitura e o Sajeongjeon, escritório de trabalho do rei.

E também neste palácio encontra-se o The National Folk Museum of Korea (Museo Nacional do Folclore da Coréia), onde você consegue conhecer toda a cultura relacionada à época. Uma coisa interessante, pois você não sai do lugar sem ter a chance de conhecer toda a cultura de um povo e o motivo de cada coisa.

Apenas uma dica, no verão, o calor é muito intenso. Ande sempre com água. E para entrar no Palácio Gyeongbokgung há uma taxa de R$ 4,50 e o horário de funcionamento é de 09h até 17h.

Site oficial do Palácio: http://www.royalpalace.go.kr

Nenhum comentário:

Postar um comentário