terça-feira, 3 de setembro de 2013

Valle Nevado - Chile

Se você gosta de temperaturas negativas, e assim como eu, é apaixonado por viagens à lugares gelados, vai curtir essa nossa postagem. Porque o Blog Um Café pra Viagem fala hoje de um lugar muito especial, e sem sombra de dúvidas, MUITO BOM: O Valle Nevado!

O Valle Nevado é o maior Resort especializado em esqui do hemisfério Sul, localizado na Cordilheira dos Andes, à 46km da Capital Santiago do Chile. Um projeto até que recente, criado em 1988 por empresários franceses. Para chegar ao Resort, você deve pegar a rota G-21, Camino Farellones, que está no final da Avenida Las Condes. E ai, se prepare!

O começo do trajeto é belíssimo (na verdade todo o trajeto é) e muito fácil. Mas após os 5 primeiros quilômetros é que começa o desafio. Se você tiver estômago fraco, se prepare. São 60 curvas muito fechadas subindo até o Valle Nevado. Por isso é necessário bastante precaução e cuidado. A via é de mão-dupla, porém a estrada é estreita, cabendo um carro por vez. E por cuasa do grande movimento durante a alta temporada, existe restrição de horário: Sábados, Domingos e Feriados a subida ocorre somente de 08h30m às 13h30m, e a descida de 15h30m às 20h. É claro que se houver alguma emergência há como descer, mas dá um trabalho terrível voltar fora do horário permitido. E também, antes de pegar estrada, confirme se a estrada está liberada. Existem várias situações em que as estradas são fechadas por causa de nevasca, e nesses dias, não se sobe. Você pode ficar no meio do caminho e perder um dia de passeio.

Você pode passar apenas o dia no local, mas o resort possui três opções de acomodação, e passeios e áreas exclusivas, pra quem quer ficar hospedado nele. Para hospedagem, existem três opções de hotéis, que são:

  • Valle Nevado Hotel: o mais caro e claro, o melhor hotel disponível. Direto da recepção do hotel você já sai nas pistas de esqui. Conheça clicando aqui. 
  • Puerta Del Sol Hotel: aconselhado para quem viaja com família, porque possui quartos que são conectados uns aos outros, e por isso é ideal pra quem quer viajar com filhos. Hotel intermediário entre os três disponiveis, ainda possui belas vistas do Valle. Conheça clicando aqui.
  • Tres Puntas Hotel: última opção dos hotéis, tem tudo o que fãs de esqui procuram: comodidade e bom preço. Fica a cerca de 150 metros das pistas de esqui. Conheça clicando aqui.

E também o que não falta em Valle Nevado são opções pra se alimentar, de pratos simples à sofisticados (até churros tem!) Para opção de alimentações, o Valle Nevado possui seis bons restaurantes:
  • MIRADOR DEL PLOMO
  • SUR
  • LA FOURCHETTE
  • DON GIOVANNI
  • BAJO ZERO
  • SLALOM
Uma boa dica é conseguir uma mesa no terraço do Miradol del Plomo. São bem disputadas, mas conseguimos uma em excelente localização. Ah, e a pizza quatro queijos deles é uma delicia!

A área destinada para esqui no Valle Nevado é composta por 102 trilhas, das quais 14% são para iniciantes, 30% para intermediários, 42% para avançados e 14% para experts. Não se atreva à ir à uma pista que não seja para o seu nível. É risco de vida na certa. E para chegar à essas trilhas, a estação possui 8 teleféricos.

Mesmo se você não souber esquiar ou então não tiver interesse, vale a pena conhecer Valle Nevado. Existem outros passeios diferentes que o resort disponibilize. Por isso se programe pra conhecer esse lugar.

A temporada de neve em Valle Nevado inicia em Junho e vai até Outubro. DICA DO BLOG: uma boa época para se conseguir melhores preços em passagens e passeios ao Valle Nevado é a partir da segunda semana de Agosto! O período mais caro, geralmente, vai da terceira semana de Junho e durante todo o mês de Julho.

Fora do período de neve, o Valle Nevado também recebe turistas, mesmo não tendo nenhum pedaço de chão coberto de neve. Ai vai do gosto de cada um, mas aqui no blog, para o verão, indicamos outros lugares próximos à Santiago pra se conhecer, como Viña del Mar e Val Paraiso.

Muitos hotéis em Santiago auxiliam diretamente na contratação de vans de passeio para o Valle Nevado. Veja diretamente com seu hotel, ou então, locando um carro. Porém, é aconselhavel ir com quem já conhece o trajeto, principalmente se houver neve na estrada, que a torna extremamente escorregadia. Muitos carros utilizam correntes nos pneus para que não patinem no meio da estrada.

Se você não vai esquiar muitos dias, está indo visitar o Valle Nevado apenas um dia, é aconselhável alugar suas roupas em lojas especializadas que ficam no meio do caminho, antes de chegar à Cordilheira. As próprias vans já sabem e direcionam à esses lugares. DICA DO BLOG: para o aluguel de roupas, leve dinheiro. A tecnologia chegou mas não funciona muito bem em várias lojas. Muitas que aceitam cartão de crédito, mas chega na hora e estão fora do ar. E ai, você pode ficar na mão. Alugue botas, calças, jaquetas e luvas. Isso é básico e não dá pra você ficar sem. Precisam ser impermeáveis pra que você consiga se mantar lá por cima.

Prepare dois itens indispensáveis: protetor solar e óculos de sol. Sim, porque se estiver à céu aberto, o sol reflete da neve de tal forma que você sairá de lá queimado se não se proteger. Não se engane achando que porque está frio, não precisa.

No mais, não tenha pressa. Vá e curta cada lugar. O Valle Nevado é um lugar belíssimo, e que vale a pena ir bem acompanhado, seja de amigos ou de uma pessoa especial. É pra ficar na memória e querer voltar sempre!


Valle Nevado – Chile

Um comentário:

  1. Olá! Parabéns pelo blog! Quando você foi no valle nevado? Estou querendo ir no dia 22 a 25 de setembro, mas estou com receio de não encontrar neve... você sabe me informar se tem? Beijos!

    ResponderExcluir