sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Tradição Paulista: Hocca Bar


Um dos passeios mais tradicionais da capital paulista, e que hoje é ponto obrigatório ou pra quem mora em São Paulo ou para quem a visita, existe desde a década de 30, e foi fundado por um casal de imigrantes portugueses. E é uma das dicas que não poderiam faltar aqui no blog Um Café pra Viagem.

Horácio Gabriel e sua esposa Maria de Deus Ferreira, recém chegados de Portugal, fundaram o primeiro boteco do famoso Mercado Municipal de São Paulo. Logo de início, incluíram no cardápio uma espécie de fogazza recheada de bacalhau do porto, receita que haviam aprendido com a avó da Dona Maria. Cinco anos mais tarde, readequando a receita, passaram a utilizar a massa brasileira de pastel.

Surgia ai o primeiro e grande marco do Hocca Bar, o famoso Pastel de Bacalhau. Mas o Hocca não parou por ai, e continuou lançando tendências gastronômicas que ficaram marcadas na história de Sampa.

Nem sempre bem aceitas, porque revolucionavam os padrões da época. Um desses exemplos é o tradicional e famoso Sanduíche de Mortadela, outro famoso item do cardápio do Hocca.

Tenho certeza que você, se não o experimentou ainda, pelo menos já ouviu falar. Hoje, é um dos pratos mais famosos e de maior saída no Mercado Municipal. Dá uma olhada na quantidade de mortadela nesse sanduíche. Dá pra dividir para duas pessoas fácil. Mas se não tiver alguém que tope encarar um monstro desses, o Hocca tem a opção no seu cardápio do sanduíche júnior, que é bem menor.

Agora, pode se preparar. Em um domingo, por exemplo, que é um dos dias mais movimentados do Mercado, se você não chegar cedo, pode se preparar para filas. Cerca de meia hora a quarenta minutos pelo menos de espera. Mas valem a pena.

Além do Pastel de Bacalhau e do Sanduiche de Mortadela, também vale a pena conhecer o Sanduiche de Pernil, o Pastel de Camarão e o Bolinho de Bacalhau. Mas tudo em um dia só, não há estômago que aguente. Por isso voltar é sempre uma excelente pedida.

Nossa última visita ao Mercado Municipal e ao Hocca Bar foi com nossos amigos mineiros, mas morando em Sampa, Leandro, Cris e a pequena Ana Beatriz. Excelentes companhias em um excelente ambiente.

Conheça o Hocca Bar e o Mercado Municipal.

Hocca Bar
Mesanino - Rua da Cantareira, 306. São Paulo