segunda-feira, 26 de julho de 2010

domingo, 25 de julho de 2010

Marechal Deodoro



Estreou esta semana a versão cinematográfica na novela O Bem Amado, com direção de Guel Arraes, e atuações de váários Globais (pra variar). Bem, eu não vi a novela e não devo ver o filme também, mas vale a pena falar do lugar onde foi gravado o filme: Marechal Deorodo - Alagoas.


A cidade alagoana de Marechal Deodoro, antiga capital da Capitania das Alagoas, como o nome já diz é o local de nascimento do proclamador da República. Lá você encontra um grande patrimônio arquitetônico, religioso e artístico da época do Brasil-Colônia.


Vale a pena conhecer o Convento de São Francisco (construção de 1684), a Igreja Matriz de N.S. da Conceição e o Museu de Arte Sacra (na foto ao lado).


Outras opções que valem a viagem são: a Lagoa Manguaba com seus infinitos mangues e a Praia do Saco da Pedra, com 5 km de areias brancas. Por essa praia dá pra chegar a pé na paradisíaca Praia do Francês, durante a maré baixa...


Fundada em 1611 com o nome de povoado de Vila Madalena de Sumaúna, servia para proteger o pau-brasil do contrabando e da ação de piratas e outros. O município foi criado em 1636, sendo a vila designada por Santa Maria Madalena da Lagoa do Sul. Em 1817 passou a capital da capitania de Alagoas, criada nesse ano, sendo o nome da vila alterado para Alagoas.


Em 1823 foi elevada a cidade. A capital da província de Alagoas passou para Maceió em 1839. O nome da cidade foi alterado para o ctual no ano de 1939, em homenagem ao marechal Deodoro da Fonseca, alagoano que foi o primeiro presidente do Brasil.


Na verdade, Marechal Deodoro é um dos pontos ideiais para se conhecer, mas vale a pena traçar uma rota e conhecer outros pontos também. É só o começo de um estado como Alagoas.