terça-feira, 19 de julho de 2011

Turku - Capital Européia da Cultura 2011

Hoje o blog Um café pra viagem, por favor! quer te levar pra conhecer um lugar que será visto, e muito bem visto, durante todo o ano de 2011. A Cidade de Turku, na Finlândia! Turku é uma cidade da Finlândia com cerca de 174.825 habitantes, tornando a quinta cidade do país em população. É a antiga capital do país, e a mais antiga cidade finlandesa, fundanda no século XIII.


Localizada na costa do rio Aura no sudoeste do país, Turku tem uma das maiores população finlandês-sueco no país. Berço da cultura Finlandesa e também com grande impacto em toda a Europa, essa cidade foi nomeada pela União Européia - juntamente com Tallinn, a capital da vizinha báltica da Finlândia, a Estônia - uma de suas duas Capitais Europeias da Cultura para 2011.

Estive em Turku e posso dizer que a cidade respira cultura. É impressionante a qualidade da educação de seus moradores, o que se pode ser comprovado ao andar pela cidade.

Para Turku, ser a Capital Européia da Cultura em 2011 é algo aguardado há muito tempo. Esta cidade costeira ordeira, situada de forma estratégica, foi a mais importante da Finlândia por cinco séculos e o centro de sua vida cultural, religiosa e comercial. Mas a proeminência de Turku desapareceu depois da Guerra da Finlândia de 1808 e 1809, quando a Rússia tomou do Império Sueco o Grão-ducado da Finlândia e tornou Helsinque a nova capital. Talvez por isso mesmo, ainda é um lugar muito pouco conhecido.

Seus eventos culturais, muitas vezes realizados em ambientes ousadamente não convencionais e com um repertório eclético, têm atraído multidões de todos os países nórdicos.

A história do castelo Turku nos faz voltar ao ano de 1280, ano de sua construção (o Brasil ainda estava longe de ser descoberto nessa data!). O Apogeu do castelo foi em meados do século 16, durante o governo do Duque Johan e Jagellonica Katarina. Entre outros, o piso da Renascença foi construída na época. O Castelo de Turku é uma atração turística, histórica e cultural que tem mais de 700 anos.

O castelo tem um museu, o que demonstra a história da região de Turku da pré-história aos dias de hoje com as suas exposições frequentes, eventos e quartos em estilo de decoração.


 
Visitantes do museu podem participar de excursões guiadas ou passeios no castelo individualmente. Guia de livros são vendidos na bilheteira. A Loja do Museu Fatabur tem uma grande variedade de produtos de alta qualidade na venda. O castelo também tem uma sala para exposições variando O Centro Museu.

Hoje, as exposições permanentes no pátio ilustram a história e a cultura da Finlândia, e de Turku em particular. As casas principal são cheias de artefatos de vários períodos históricos. O castelo oferece ainda exposições temáticas, shows e eventos para crianças e adultos.

Também a Praça do Mercado deve ser visitada. Este local foi projetado pelo arquiteto nascido na Alemanha, Carl Ludvig Engel, após um incêndio que destruiu quase toda a cidade em 1827. É nesse lugar que as pessoas se encontram, fazem compras em bancas ao ar livre e podem então visitar lugares como a Igreja Ortodoxa Russa e o Teatro Neoclássico Sueco, o mais antigo da Finlândia, construído em 1839.

Ainda vale a pena andar pelas margens do Rio Aura, onde se encontram belos jardins e excelentes lugares para se tomar um bom café.

Inclua em seu roteiro a cidade de Turku, Capital da Cultura Européia em 2011! Vale a pena!


Um comentário: