segunda-feira, 25 de julho de 2011

O Excelente De Luce Restaurante

Uma das coisas que mais gostamos, além de viajar, é curtir muito bem nossos fins de semana. E nada melhor do que experimentar um novo restaurante, recém aberto, com aquela expectativa de como vai ser. E o nosso post de hoje fala justamente sobre isso. Nós do blog Um café pra viagem, por favor! fomos conhecer o De Luce Restaurante, dos nossos amigos Arnaldo e Sabrina, que abriu há uma semana. Uma das coisas melhores coisas é a expectativa que a gente fica: nossa, restaurante novo, será que a comida é boa, o ambiente é bom?

Essa resposta você vai ver ao longo deste post.

Chegamos, primeiro que nossos amigos e padrinhos de casório, Wânia e Carlos. Fomos recepcionados e pedimos uma mesa. Desde o primeiro momento, fomos vendo como são atenciosos. Eu, quando morei na Inglaterra, trabalhei primeiramente como garçon, em um lugar muito exigente, e por isso, sou também detalhista com esse quesito. Porque a gente, como garçon, precisa ter uma linha muito tênue em prestar um bom serviço e não ficar incomodando todo o tempo. Então é necessário ficar de olho em uma mesa, sentí-la. E desde o primeiro momento, percebemos esse cuidado, essa atenção, em cuidar da mesa, se apresentar pelo nome. Coisas que são detalhes, mas muito importantes.

Pedimos então alguns couvers, que aparentemente seriam detalhes. Mas eu achei um dos pães, de uma tonalidade vinho (não sei se ele é feito à base de vinho, vou confirmar) com gergelim, eu acho que nunca comi um pão tão bom na minha vida. Pedimos também carpaccio, que veio regado com mostarda. Uma excelente entrada, pra acompanhar nossas bedidas. Eu pedi um chopp claro, alemão, muito bom. A própria tulipa era um show à parte. Para quem gosta de bebidas mais doces (geralmente as mulheres preferem), nossa dica é o Azedinho, feito com acerola, maracuja (veja no cardápio).... Fica muito bom. E um famoso drink, o predileto do James Bond, o Dry Martini. Temperatura e aroma impecável.

Já tarde da noite, pedimos então os pratos: eu fui de Batata Rostti de Filé, que estava deliciosa. A Paula pediu uma salada, muito bela. O Carlos pediu um Rissoto de Camarão, e a Wânia foi de peixe. Enquanto aguardávamos, duas surpresas. A primeira, quando o próprio dono do Restaurante, o Arnaldo, nos trouxe um coquitel especial da casa, feito de Espumante Brut com frutas (também muito bom!). E depois, o próprio chefe do restaurente nos trouxe um prato de entrada, antes do prato principal, para que provássemos: uma massa feito no próprio restaurante, leve, com filé ao molho de três pimentas. Simplesmente divino. O único problema foi que eu queira mais!

Então chegaram os pratos principais, muito bons, literalmente. Um restaurante começando, recém aberto, e já de excelente bom gosto. Depois disso, ainda teve tempo pra muita conversa, já que o Arnaldo e a Sabrina ficaram na nossa mesa um bom tempo. E pra encerrar a noite, Bayles com uma pedra de gelo. Fomos os últimos a sair do De Luce Restaurantes, certos de que iremos voltar.

Aos nossos amigos Arnaldo e Sabrina, parabéns. Excelente noite!

De Luce Restaurante

Av. Rio Branco 105, Centro
Reservas (34) 3210-1410.

terça-feira, 19 de julho de 2011

Turku - Capital Européia da Cultura 2011

Hoje o blog Um café pra viagem, por favor! quer te levar pra conhecer um lugar que será visto, e muito bem visto, durante todo o ano de 2011. A Cidade de Turku, na Finlândia! Turku é uma cidade da Finlândia com cerca de 174.825 habitantes, tornando a quinta cidade do país em população. É a antiga capital do país, e a mais antiga cidade finlandesa, fundanda no século XIII.


Localizada na costa do rio Aura no sudoeste do país, Turku tem uma das maiores população finlandês-sueco no país. Berço da cultura Finlandesa e também com grande impacto em toda a Europa, essa cidade foi nomeada pela União Européia - juntamente com Tallinn, a capital da vizinha báltica da Finlândia, a Estônia - uma de suas duas Capitais Europeias da Cultura para 2011.

Estive em Turku e posso dizer que a cidade respira cultura. É impressionante a qualidade da educação de seus moradores, o que se pode ser comprovado ao andar pela cidade.

Para Turku, ser a Capital Européia da Cultura em 2011 é algo aguardado há muito tempo. Esta cidade costeira ordeira, situada de forma estratégica, foi a mais importante da Finlândia por cinco séculos e o centro de sua vida cultural, religiosa e comercial. Mas a proeminência de Turku desapareceu depois da Guerra da Finlândia de 1808 e 1809, quando a Rússia tomou do Império Sueco o Grão-ducado da Finlândia e tornou Helsinque a nova capital. Talvez por isso mesmo, ainda é um lugar muito pouco conhecido.

Seus eventos culturais, muitas vezes realizados em ambientes ousadamente não convencionais e com um repertório eclético, têm atraído multidões de todos os países nórdicos.

A história do castelo Turku nos faz voltar ao ano de 1280, ano de sua construção (o Brasil ainda estava longe de ser descoberto nessa data!). O Apogeu do castelo foi em meados do século 16, durante o governo do Duque Johan e Jagellonica Katarina. Entre outros, o piso da Renascença foi construída na época. O Castelo de Turku é uma atração turística, histórica e cultural que tem mais de 700 anos.

O castelo tem um museu, o que demonstra a história da região de Turku da pré-história aos dias de hoje com as suas exposições frequentes, eventos e quartos em estilo de decoração.


 
Visitantes do museu podem participar de excursões guiadas ou passeios no castelo individualmente. Guia de livros são vendidos na bilheteira. A Loja do Museu Fatabur tem uma grande variedade de produtos de alta qualidade na venda. O castelo também tem uma sala para exposições variando O Centro Museu.

Hoje, as exposições permanentes no pátio ilustram a história e a cultura da Finlândia, e de Turku em particular. As casas principal são cheias de artefatos de vários períodos históricos. O castelo oferece ainda exposições temáticas, shows e eventos para crianças e adultos.

Também a Praça do Mercado deve ser visitada. Este local foi projetado pelo arquiteto nascido na Alemanha, Carl Ludvig Engel, após um incêndio que destruiu quase toda a cidade em 1827. É nesse lugar que as pessoas se encontram, fazem compras em bancas ao ar livre e podem então visitar lugares como a Igreja Ortodoxa Russa e o Teatro Neoclássico Sueco, o mais antigo da Finlândia, construído em 1839.

Ainda vale a pena andar pelas margens do Rio Aura, onde se encontram belos jardins e excelentes lugares para se tomar um bom café.

Inclua em seu roteiro a cidade de Turku, Capital da Cultura Européia em 2011! Vale a pena!


terça-feira, 12 de julho de 2011

Yquara Termas

Nem sempre os melhores lugares pra se visitar estão muito longe e requerem muito trabalho! Um desses exemplos se chama Yquara Termas!

O Yquara Termas fica na cidade de Cachoeira Dourada (Minas Gerais). Um lugar MUITO bonito, com água quente natural e creia, salgada! Isso mesmo! Por isso, uma excelente dica na Temporada de Inverno do blog Um café pra viagem pra curtir um clima mais frio!

O Proprietário do local nos explicou o motivo disso! O Yquara Termas fica sob o Aquifero Guarani, um dos maiores, se não o maior, manancial de água subterrânea do Mundo. Ele nasce em Minas Gerais e vai até a Argentina. Em outras palavras, é um mar dentro da terra, à mais de 700 metros de profundidade. A água sai para a superfície à 39ºC e com 15% de salubridade.



Atualmente, o Yquara possui 16 quartos, mas estão em fase de expansão! Os quartos possuem camas muito confortáveis, e você dorme a noite toda com o barulho das cachoeiras do local. E não se preocupe, são longe das piscinas portanto tanto quem quer nadar de madrugada, e quem quer dormir, ficam muito bem!



E as piscinas são literalmente MUITO boas, um lugar ideal pra quem não quer a bagunça que virou Caldas Novas. Um lugar com muito verde, e uma vista linda da Represa de Cachoeira Dourada. Na verdade parece um Resort ao contrário: a água salgada fica no hotel e a doçe na praia!






A comida é muito boa, com pratos individuais. Mas caso você deseje algo não tão caprichado, indico o Bete Lanches que fica na prainha em frente o Yquara, e a batata recheada deles é muito boa (indico a com frango e bacon!)

Maiores informações veja no site www.yquara.com.br

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Turismo pelas Terras de Harry Potter

E caminhando ao fim da série Harry Potter, o blog Um Café pra Viagem, por favor! te mostra alguns dos pontos do Reino Unido que foram utilizados como sets de filmagem dos filmes da coleção, e que são pontos de visita pra todo aquele que viaja ou mora pelo Reino Unido. Esse post é especial, pra quem, como nós, acompanha os filmes à um bom tempo e aguarda esse fim de semana a última parte de Relíquias da Morte - Parte 2.

Estação King's Cross

King's Cross é uma estação de trem em Londres. A estação se localiza no bairro de Kings Cross ao nordeste do centro da cidade, no distrito de Islington. Encontra-se ao lado de outra estação de trem, a estação de St. Pancras.

Desta estação partem trens com destino a diferentes localidades do nordeste do Reino Unido, como por exemplo Cambridge, York, Durham, Newcastle e Edimburgo. Kings Cross também inclui uma importante estação de metrô, conhecida como estação de Kings Cross St. Pancras, uma grande estação de intercâmbios da rede de metrô.

Kings Cross aparece nos livros de Harry Potter, de J. K. Rowling, como o ponto de partida do Expresso de Hogwarts. Na série, há na estação a Plataforma Nove e Meia (na tradução brasileira) ou Plataforma Nove e Três Quartos (no original), a qual somente bruxos podem embarcar. É nesta estação que os alunos de Hogwarts chegam, e é por ela que os alunos do primeiro ano vão até o castelo da escola de barco, enquanto o resto dos alunos vão por carruagens puxadas por testrálios invisíveis. Para chegar à plataforma, é preciso atravessar uma barreira mágica entre as plataforma 9 e 10. Em homenagem à série, a administração da plataforma, na vida real, instalou entre as plataformas 9 e 10, uma placa onde se lê: Plataforma 9 ¾.


Leadenhall Market

Escondido entre poderosos prédios de escritórios, como os impressionantes “The Gherkin” ou a sede do Lloyd’s, fica o encantador Leadenhall Market. Frequentado de segunda a sexta feira por executivos de terno e suas gravatas rosa ou roxas, que lotam na hora do almoço os restaurantes e as barracas montadas no meio do mercado oferece tentadoras (e cheirosas) iguarias de todo o mundo.

Além dos restaurantes e do tradicional comércio de carne aves e peixes, esse “shopping” vitoriano oferece queijos, vinhos finos, roupas de “grife”, presentes e flores. Nesse bonito espaço também acontecem diversos eventos e apresentações de músicos. Faz parte da agenda da cidade o festival anual de jazz “Sax in the City”.

Leadenhall Market é muito procurado pelos fãs de Harry Potter. Lá foram gravadas algumas cenas dos filmes que retratam o Beco Diagonal, famoso centro de comércio da saga de Harry Potter. Por exemplo, é nesse local o set de filmagens da loja “Olivares”, que vende as varinhas mágicas.


Viaduto Glenfinnan


O Viaduto Glenfinnan está localizado na linha da Terra Alta Ocidental, que liga Glasgow com Mallaig através de Fort William.







Foi construído entre 1897 e 1901 guiando a obra o engenheiro Robert McAlpine, e então foi um dos maiores viadutos edificados inteiramente com cimento. Tem 380 metros de comprimento e 21 arcos, dos quais o mais alto ultrapassa os 30 m.

Apesar de uma linha de trem normal continua funcionando entre Fort William e Mallaig regularmente, no verão entra em funcionamento um trem histórico especial, para fins turísticos.
Sua aparição é encontrada em Harry Potter e a Câmara Secreta, Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban, Harry Potter e o Cálice de fogo e Harry Potter e o Enigma Do Príncipe.




Biblioteca Bodleian e Christ Church College


A Biblioteca Bodleiana (em inglês: Bodleian Library) é a principal biblioteca de pesquisa da Universidade de Oxford, uma das mais antigas da Europa e na Inglaterra só perde em tamanho para a Biblioteca Britânica. Conhecida pelos eruditos de Oxford como "Bodley" ou simplesmente "the Bod", é um dos seis depósitos legais de publicações do Reino Unido.

É nesse local que as cenas que se passam na biblioteca, em diversos momentos dos filmes da série foram gravado, como quando se descobre o que a Pedra Filosofal pode dar a quem a possui.


Neste local também se encontra a Christ Church College de Oxford. Christ Church é uma das maiores faculdades constituintes da Universidade de Oxford, na Inglaterra. Além de ser uma faculdade, a Christ Church é também uma igreja da diocese de Oxford, nomeadamente a Christ Church Cathedral, Oxford.

A catedral tem um coro famoso de homens e rapazes, e é um dos principais alicerces corais em Oxford. Foi fundada como o Priorado de St Frideswide, Oxford, que era uma casa dos cãnones de Agostinho, que depois foi suprimida como igreja monástica sob a dissolução dos mosteiros por Henrique VIII. A Christ Church está estabelecida desde 1546.

Neste local foram gravadas cenas internas de Hogwarts, como do refeitório e onde os alunos foram recepcionados em sua chegada à escola.






Castelo de Alnwick

O Castelo de Alnwick localiza-se em Alnwick, Northumberland, na Inglaterra.

A sua primitiva estrutura foi erguida por Yves de Vescy, barão de Alnwick, em 1096, para defender o Norte da Inglaterra das invasões escocesas. Adquirido pela família Percy, os duques e condes de Northumberland desde 1309, foi restaurado em diversas ocasiões ao longo de sua história.

O exterior de Alnwick foi usado para as filmagens de Hogwarts, nos filmes de Harry Potter (embora muitas partes do castelo tenham sido feitas em computação gráfica).

Exibições especiais estão localizadas dentro de três das torres do castelo. A Postern Tower exibe o interesse do Duque de Northumberland pela arqueologia e abriga afrescos da Pompéia, relíquias do Antigo Egito e objetos romano-britânicos. A Constable's Tower ("Torre da Polícia") apresenta exposições militares, como a exibição dos Percy Tenantry Volunteers ("Voluntários do Inquilinato Percy"), que foram soldados voluntários enviados para combater as forças de Napoleão Bonaparte no período de 1798 a 1814. A Abbot's Tower ("Torre da Abade") abriga o Museu dos Fusileiros Reais de Northumberland.



Castelo e Catedral de Durham



O Durham Castle é um castelo normando localizado na cidade de Durham, no Condado com o mesmo nome, na Inglaterra, o qual tem sido totalmente ocupado, desde 1840, pela University College, Durham. O castelo ergue-se no topo de uma colina sobre o Rio Wear na península de Durham, em oposição à Catedral de Durham.

O Durham Castle serviu de paço episcopal entre a sua fundação e meados do século XIX, quando deu lugar à universidade que o ocupa.

Em 1986, a UNESCO classificou o Durham Castle como Patrimônio Mundial da Humanidade, integrado no sítio Catedral e Castelo de Durham.

Este local emprestou seus corredores para cenas dentro de Hogwarts, como por exemplo, a Chapter House, na Catedral de Durham, que deu espaço para as aulas da Professora McGonagall.



Catedral de Gloucester


A Catedral de Gloucester é uma catedral localizada na cidade de Gloucester, na Inglaterra.



 




Gloucester é uma cidade e um distrito no sudoeste da Inglaterra, próximo a fronteira com o País de Gales. É a capital do condado de Gloucestershire. Tem uma população de 110.800 habitantes, e em sua área metropolitana chega a 136.203.

Nela, foram gravadas cenas internas de Hogwarts como as de Harry Potter e a Câmara Secreta, e como na cena em que Murta Que Geme inunda o banheiro das meninas.

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Dica de Artesanato no Chile

Como você sabe, na nossa Temporada de Inverno, vamos colocar nossos pés na neve Chilena, agora em agosto. E preparando nossa viagem, vamos trazer algumas dicas do que você não pode deixar de conhecer quando for ao Chile. O Chile foi o primeiro país que conheci, a primeira viagem internacional que realizei. Então tem um gosto especial, pois foi um dos motivos que me fez apaixonar por viagens e turismo.

Hoje, a primeira dica que o blog Um café pra viagem, por favor! traz pra você é uma loja, em Santiago, que já estamos colocando no nosso roteiro pra poder visitar. Nas nossas viagens, sempre gostamos de trazer alguma coisa que seja símbolo do lugar que visitamos, típico da região. Por isso, se você também é assim, te apresentamos a "Ona - Artesanias de Los Andes".

A Ona é uma loja de produtos típicos do Chile. As peças encontradas nessa loja são especiais, assim como os lugares de onde elas vêem e as pessoas que as produzem. A Ona não somente vende as peças, também é responsável por liderar forças para atividade artesanal no Chile que seja auto-sustentável, trabalhando em armonia com os costumes chilenos e o meio ambiente.

Por isso, as peças que se encontram na Ona são consideradas vindo de projetos de comércio justo. Você vai encontrar bonequinhas de lã típicas da Ilha de Chiloé, ponchos de lã de alpaca, esculturas, cestas, flores de feltro, chapéus e muitos produtos, tanto para uso pessoal, itens para decoração, vestimentas, presentes e comestíveis. Literalmente imperdível.

Ona - Artesanias de Los Andes
Avenida Victoria Subercaseaux, 295
Telefone 632-1859
www.onachile.com
Funcionamento de 10h30 às 19h30

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Quiz #04 - Temporada de Inverno: Onde fica essa foto?

Seguindo nossa Temporada de Inverno, o nosso quiz de hoje é bem gelado!

E ai, conhece esse lugar ai da foto?

A resposta vem em breve!

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Heli-Esqui agora no Chile

Na nossa temporada de Inverno, o blog Um café pra viagem, por favor! traz pra você a novidade em Esqui que acaba de chegar à América do Sul: o Heli-Esqui. Se você acha que estamos falando de pistas de esqui pequenas, demarcadas, com um grande resort para dar apoio, treinadores pra ensinar novato, áreas para crianças, está bem enganado. O Heli-Esqui é justamente o oposto.

Famoso em lugares da Europa, Estados Unidos e Canadá, o Heli-Esqui leva um pequeno grupo de esquiadores, já com experiência, para o topo de cadeias montanhosas, até setores da montanha com neves virgens em pó de excelente qualidade. Não há teleféricos, e nem outros esquiadores. Por esse mesmo motivo, a vista é a mais bela possível, e a pista de esqui, exclusivíssima. Por esse mesmo motivo, é uma modalidade de Esqui pra quem já é profissional, pois pode-se deparar com um pedaço de pista perigoso.

E o único lugar onde você encontra o Heli-Esqui na América do Sul é no Chile, mais precisamente à 90 km de Santiago. O hotel Puma Lodge, inaugurado no mês de junho, é o primeiro centro de heli-esqui do continente, e o maior do planeta, com mais de 5 mil km ² de neve virgem a mais de 1300 metros de altura. E detalhe: além da pista exclusiva de esqui, o hotel também é exclusivo. Tem capacidade para 24 hóspedes. Mesmo com poucos hospedes, dispõe de spa, sauna, jacuzzi ao ar livre, biblioteca, restaurante e uma adega com os melhores vinhos da região.

Tanta excluisivade reflete no preço. O pacote de três dias e duas noites sai por US$ 6.750 (cerca de R$ 10 mil), e 6 dias e 7 noites com tudo incluso (refeições, guias, esquis e equipamentos de segurança, spa, transportes desde o aeroporto e transportes de helicóptero para esquiar) custa a bagatela de US$ 11.200 (mais de R$ 17 mil). A temporada de esqui vai até o mês de outubro.