quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

A Basílica da Natividade

Ainda sob o tema do Natal, hoje o blog Um café pra viagem, por favor! fala sobre a Basílica da Natividade.

A Basílica da Natividade (em árabe: كنيسة المهد), também conhecida como Igreja da Natividade, é localizada na cidade de Belém, na Palestina, e é uma das mais antigas igrejas ainda em uso no mundo. Sua estrutura foi construída sobre uma caverna que a tradição cristã marca como o local de nascimento de Jesus.

A Basílica da Natividade é a igreja mais antiga da Terra Santa, uma verdadeira jóia da história da arte. Em 326 sua construção foi ordenada por Helena, mãe do imperador romano Constantino. O Imperador Giustiniano, por sua vez, a embelezou em 540.

Desde sua construção a basílica nunca foi violada e parece até milagroso que todos os exércitos que até ali chegaram, sempre a respeitaram e sempre por motivos religiosos.

Em 614, os soldados do imperador persa, Cosroe, se aproximaram da Igreja, já preparavam os fogos para incendiá-la, quando pararam atônitos, os olhares fixos no antigo mosaicos, no alto do templo, representando um cortejo em traje persa. Reconheceram, nos 3 reis magos, sua própria gente e pouparam o edifício.

24 anos mais tarde os árabes, que igualmente andavam queimando todos os símbolos cristãos, pararam à frente da igreja, pois souberam que era dedicada à "Beatíssima Virgem Maria, mãe do profeta Jesus", come diz o Alcorão. Em 1187 Saladim conquistou Jerusalém, mas permitiu que a Basílica da Natividade continuasse aberta ao culto, cobrando apenas um pequeno tributo.

Prudentemente os cruzados construíram uma porta de 125 centímetros de altura, que chamaram de "porta da humildade" pois sua pouca altura obrigava as pessoas a se curvarem para poder adentrar a igreja. Interessante, não?

Quem conhece este lugar não nega a emoção e o sentimento único que é visitar o local que seria o marco do nascimento do Filho de Deus.





Fotos: www.joaoleitao.com/viagens

Nenhum comentário:

Postar um comentário