segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Bonito!

Pólo do ecoturismo em nível mundial, hoje o blog Um café pra viagem, por favor! te leva para Bonito!

Bonito é um município brasileiro do estado de Mato Grosso do Sul. É a principal cidade turística da região da Serra da Bodoquena.

O núcleo habitacional que se transformaria na sede do Município de Bonito, iniciou-se em terras da Fazenda Rincão Bonito, que possuía uma área de 10 léguas e meia e foi adquirida do Sr. Euzébio pelo Capitão Luiz da Costa Leite Falcão, que aí se aportara em 1869, e é considerado o desbravador de Bonito, tendo sido também seu primeiro escrivão e tabelião.

Os rios da região tem origem em rochas calcáreas. Em Bonito os rios possuem características peculiares: são rios transparentes. E essa transparência impressiona os visitantes. Muitas pessoas atribuem isso a conservação ambiental proveniente da pouca ocupação humana. Mas o motivo real para os rios locais terem águas cristalinas está na geologia: na região há muitas rochas, principálmente o calcário, cuja procedência vem do fundo do mar.

Suas principais atrações são as paisagens naturais, os mergulhos em rios de águas transparentes, cachoeiras, grutas, cavernas e dolinas. As agências da cidade organizam passeios para todo tipo de público, como o mergulho da superfície ou flutuação, rapel, passeios a pé e a cavalo, que permitem conhecer suas atrações naturais e o cotidiano das fazendas. Nos roteiros culturais, conhece-se as lendas, músicas e costumes regionais. É o centro da prática de esportes na natureza, oferecendo grande número de atividades em diferentes atrativos, como:


Gruta do Lago Azul: Descoberta por um índio Terena em 1924, a caverna possui em seu interior um lago azul com dimensões que a tornam uma das maiores cavidades inundadas do planeta. Em 1992 um expedição Franco-Brasileira de espeleomergulhadores, encontrou uma série de fósseis de mamíferos - como o tigre de dente de sabre e preguiça gigante - que viveram durante o período geológico do Pleistoceno - 6.000 a 10.000 anos atrás.

Após uma descida de 100 m, depara-se com um lago de águas intensamente azuladas, cuja profundidade estima-se ser de 90 m. Com suas formações geológicas - não só o teto como o piso da gruta são repletos de espeleotemas de várias formas e tamanhos - desperta a atenção dos turistas e pesquisadores do mundo inteiro.

Ninguém sabe ao certo de onde vêm suas águas, acredita-se na existência de um rio subterrâneo, que alimenta o lago.

Distância: 20km
Duração: 3:00hs

Obs: Proíbido a entrada de crianças de 0 a 5 anos.




Rio Sucuri: O passeio começa com uma agradável e leve caminhada pela mata ciliar que permite observar diversos animais e árvores. Este percurso inclui uma visita à nascente do Rio Sucuri, onde você se encantará com a surpreendente visão a partir do mirante, elevado sobre as águas cristalinas.

No final desta trilha, entra-se no barco a remo para logo após iniciar a parte aquática do passeio: uma descida de 45 minutos flutuando calmamente ao sabor da leve correnteza, observando cardumes de diversas espécies de peixes – como as piraputangas – e plantas aquáticas.

A visibilidade é de dezenas de metros, graças à composição calcária das rochas onde nasce o rio. Quem não quiser fazer o percurso mergulhando pode seguir no barco, que estará à disposição durante toda a descida, fornecendo conforto e segurança. Além da flutuação, o Rio Sucuri oferece aos seus visitantes a cavalgada , o quadriciclo e o passeio de bike.

Distância: 20 km
Duração: 3h



Gruta de São Miguel: O passeio às Grutas de São Miguel, além de suas belezas, oferece uma das melhores e mais avançadas infra-estruturas de visitação de cavernas do Brasil. A cavidade principal mostra uma grande variedade de espeleotemas de formas curiosas - estalactites, estalagmites, ninhos e corais de calcário esculpidos pela natureza durante milhões de anos.

Por ser uma cavidade seca, cujo processo de evolução se encerrou há muito tempo, constitui-se numa atração única na região. As surpresas começam logo na chegada ao Centro de Visitantes, um verdadeiro marco arquitetônico, onde os turistas são recebidos em um ambiente aconchegante e confortável, com bar e mirante, com visão panorâmica de toda a região. Os visitantes também recebem orientações através de palestras e vídeos ilustrativos, onde se destacam, não só as belezas da região, como também aspectos históricos e ecologicamente importantes.

O acesso à gruta é feito por uma emocionante trilha suspensa, com mais de 200 metros de extensão, por entre as copas das árvores, que conduz os visitantes até a entrada da caverna, com pausas para observações e explicações sobre os elementos da região. O trajeto também pode ser feito, opcionalmente, em um carro elétrico (não poluente) até a entrada da gruta. As Grutas de São Miguel estão localizadas no Parque Ecológico da Reserva Natural do Vale das Anhumas.

Distância: 12km


Abismo Anhumas: O "Buraco", como é tratado com muita intimidade por seus monitores, é um dos locais mais lindos de Bonito. É onde pode-se dizer, uma verdadeira viagem ao centro da terra - uma descida de 72 m em rapel, por uma fenda na rocha, leva a uma caverna com magníficas formações e um lago de águas cristalinas onde pode-se flutuar e ver reveladas as belezas subaquáticas do lugar.

No máximo 16 pessoas por dia podem fazer esta aventura, a limitação dá-se ao fato da segurança aliado a preservação ambiental. Os aventureiros começam a ser equipados dois a dois; os demais ficam observando cada movimento dos monitores; sente-se no ar o medo de cada um estampado em suas faces... A "galera" (monitores) ajuda com brincadeiras, descontraindo à todos, e, mostrando a segurança e seriedade com que conduzem esta aventura - possuem cursos de escalada, resgate e primeiros-socorros.

Quando chega-se ao fundo dos 72 m, sente-se a enorme presença de Deus e a insignificância do homem. Uma vez no deck, com as pernas ainda trêmulas e o coração retornando aos poucos a seu ritmo normal, observa-se a grandiosidade do centro da terra esculpido por milhões de anos, gota a gota d'água, formando as mais lindas estalactites e estalagmites, com formas variadas onde a imaginação de cada um visualiza seres e objetos diferentes. O lago com um volume de água aproximado de 24.000 m3 e de profundidade aproximada de 80 m, tem uma transparência que nos mostra mais de 20 cones submersos de formação calcária, onde a natureza mais uma vez nos presenteia com seu poder e perfeição. O primeiro passo lá embaixo, é colocar a roupa de neoprene que deve ser locada um dia antes em agência de turismo, e flutuar sobre o imenso lago, onde você ao mesmo tempo que admira a natureza, sente uma paz tão grande que lhe possibilita momentos de introspecção.

Para quem detém credencial de curso de mergulho básico, é possível mergulhar até a profundidade de 18 m, num circuito de 177 m pré estabelecidos no fundo do lago, em águas à temperatura de 17ºC, devendo-se contratar, com antecedência, em agência de turismo local, o mergulho autônomo. O limite máximo admitido no grupo de 16 pessoas, é somente 4 para o mergulho.

Um bote de apoio leva a um passeio onde pode-se avistar a parte seca da gruta - não é permitido a descer do bote; nesta parte do passeio você observa o lado fantástico da natureza em formas jamais imaginadas. Aí observa-se váriados espeleotemas, as formas em que a natureza se transforma são algo de deixar qualquer ser humano sentindo-se mais uma vez muito pequeno.

Na subida, altando aproximadamente 10 m da fenda, entra-se no "funíl" onde o espaço reduz e começa o furor da vitória. Nesta hora vemos o quanto devemos respeitar a imponência da natureza. Na "boca" do grande "buraco" monitores aguardam para o "resgate", e mais uma vez mostram que esta aventura depende de muita seriedade e profissionalismo.

Após a saída, tudo é motivo de comemoração, sente-se uma vontade imensa de agradecer à Deus nossa existência e tudo mais que nos cerca. Cansados pela subida, a água é o grande prêmio, como se fosse o objetivo desde lá embaixo. Sentimos depois de tudo, que o homem não deveria morrer sem antes descer e subir o Anhumas.

Informações importantes: O translado até o Abismo é por conta do turista. Levar camiseta; calça, moleton ou bermudão; tênis e meias; toalha; roupa de banho; lanche e água (energéticos preferencialmente); máquina fotográfica e repelente (que poderá ser usado somente após a subida).



Lagoa Misteriosa: A Lagoa Misteriosa fica na fundo de uma dolina, um tipo de formação geológica similar a um buraco, e é toda cercada por mata ciliar.

O passeio começa com uma trilha interpretativa em meio a mata ciliar, com observação da rica diversidade de fauna e flora da região. A trilha conduz ao mirante e ao acesso a este lago de águas azuis que é uma escadaria de 70 metros, confortável e segura.

A Lagoa misteriosa impressiona por sua incrível profundidade e transparência da água, mergulhadores relatam que a 30 metros ainda é possível observar as árvores que cercam a lagoa. Nos meses de inverno, a visibilidade chega a 40 metros.

A flutuação é emocionante. A 8 metros de profundidade abrem-se dois poços, com cerca de 10 metros de diâmetro, que descem verticalmente para mais de 240 metros de profundidade.

A visão dos dois abismos azuis que formam o fundo da lagoa é impressionante. Os paredões verticais rochosos, os troncos caídos, os depósitos de areia branca, as galhadas com folhas douradas, os pequenos peixinhos que brilham com os feixes de luz, tudo isso somado transformam a Lagoa Misteriosa em um ambiente único.

A sensação que se tem ao flutuar em águas tão transparentes sobre um abismo é de se estar voando, como se você estivesse solto no ar.

O equipamento usado na flutuação é máscara, snorkel e colete salva-vidas.

Um delicioso almoço na sede do Rio da Prata Recanto Ecológico completa o passeio.

Distância: 42 km.



Aquário Natural - Baia Bonita: O Aquário Natural impressiona pela limpidez da água, onde você flutua num mundo de belezas e convive por algum tempo com várias espécies de peixes e uma grande variedade de vegetação aquática.

Os cardumes são ótimos anfitriões e acompanham por entre as plantas aquáticas ondulantes. No leito do rio, pedriscos de formação calcária, a responsável pela limpidez da água, refletem a luz do sol em tonalidades que variam do azul ao prata. A diversidade da fauna e flora aquáticas é de fazer com que qualquer pessoa sinta-se num imenso aquário, como de fosse um de seus habitantes.

Durante a flutuação você desce o rio Baía Bonita com equipamento necessário para não tocar no fundo e nas plantas para evitar que a água turve. Quem não quer flutuar pode acompanhar o grupo em barco de apoio, logo atrás.




Rio do Peixe: Cachoeiras ornamentais, inúmeras piscinas naturais, uma fauna atraente com macacos, araras, tucanos, entre outros.

Neste paraíso você pode curtir e relaxar nas duchas das cachoeiras, aventurar-se entre os cardumes de peixes das piscinas naturais e depois saborear um delicioso almoço sul-mato-grossense e no final da tarde é servido um tradicional lanche, acompanhado dos “causos” contados pelo proprietário da Fazenda.

Distância: 35 km
Duração: Dia inteiro


Boca da Onça: Fascinante! Assim pode ser definido o trajeto no meio da mata inteiramente preservada, passando por muitas cachoeiras, em trilhas que proporcionam total segurança. As cenas magníficas renovam-se a cada passo, passando por várias cachoeiras cristalinas.

Uma paradinha na caminhada para se refrescar e nadar em duas piscinas naturais: o Poço da Lontra e a Cachoeira Boca da Onça, com 156 metros de altura, a mais alta do Estado do Mato Grosso do Sul e uma das mais espetaculares do Brasil.
Para os praticantes e apreciadores radicais, uma descida em rapel, repleta de adrenalina em um paredão vertical de 90 metros de altura.

Distância: 55 km
Duração: o dia inteiro


Passeio de Bote no Rio Formoso: Uma grande aventura em botes de borracha com capacidade para 14 pessoas, num percurso de 8 km, até a Ilha do Padre, ultrapassando-se por três cachoeiras e duas corredeiras. Nas margens do rio podem avistar-se macacos, pássaros e até sucuris, que principalmente no inverno saem das águas e se enrolam em troncos de árvores.

Quando o bote chega em águas tranqüilas, você tem a oportunidade de nadar e mergulhar em um dos rios mais cristalinos do mundo. Última parada: Ilha do Padre. A chegada na Ilha é mais uma opção de lazer e aventuras entre várias cachoeiras.

Distância: 10 km
Valor: R$ 50,00
Período: meio dia

Obs: Idade mínima para a realização do passeio é 03 anos. De 03 à 04 anos é free. Acima de 05 anos é pago normalmente.'

Informações retiradas de www.portalbonito.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário