segunda-feira, 9 de abril de 2012

O aeroporto mais Insano do Mundo

Uma das minhas paixões são Aeroportos! Sim, ainda que sejam lugares que geralmente cansa ficar esperando um voo, eu amo o ambiente de um aeroporto. Por isso, hoje o blog @umcafepraviagem (nos siga no Twitter) te leva a conhecer um dos, se não o mais, insano aeroporto do mundo. Estou falando do aeroporto Princess Juliana (TNCM), na ilha de Saint Maarten / Saint Martin.

Saint Martin é uma ilhota caribenha cujo território pertence metade à França e metade à Holanda (daí o fato de seu nome ter essa dupla grafia). O aeroporto, construído em 1942, passou por remodelações em 1985 e 2001.





A pista do Princess Juliana nem é das menores, tem 2.349 metros (a de Congonhas tem 1.940), e uma largura considerável, o que permite pousos e decolagens de aviões grandes como o 747 (o famoso “Jumbo”). O que torna esse aeroporto especial é o fato da sua cabeceira principal ficar praticamente dentro de uma praia movimentada (Maho Beach), o que resulta em cenas como as das fotos deste post.

Então imagine, você está na praia, uma linda praia azul como o do mar caribenho, tomando um solzinho e derrepente uma sombra passa por você. Nada mais, nada menos, do que um jumbo, que pesa 442 toneladas, com cerca de 467 passageiros mais tripulantes.



Além disso, há entre a praia e a pista de pouso, uma pequena rua, a poucos metros do ponto onde os aviões tocam a pista. Não é recomendável transitar por ela quando aviões estiverem pousando.








E o vento que é produzido quando nas decolagens levanta uma nuvem de areia, fazendo com que os banhistas tenham que de proteger. Se não acredita, veja esse vídeo. Para se ter uma idéia da potência das turbinas do Boing 747, veja também esse vídeo, que ainda que não tenha legendas, mostra a potência de suas turbinas jogando dois carros longe.



A outra cabeceira da única pista deste aeroporto fica na beira de um lago – o que impede qualquer projeto de expansão da mesma. Além disso, ela fica de frente para uma série de morros.







Sei que há vários aeroportos que estão a poucos metros da água do mar, mas próximos a praia, e com essa proximidade dá ao Princess Juliana o título de o Aeroporto mais Insano do Mundo. E não é pra menos! A mistura do azul da água do Caribe, com o porte dos aviões que o aeroporto recebe, faz jus ao título.





4 comentários: