quarta-feira, 18 de maio de 2011

10 Lugares que talvez você nunca conheça

O Blog Um café pra viagem, por favor! é completamente à favor do turismo consciente, afinal de contas, ninguém suporta e merece turista sem educação, grosseiro e que destrói os lugares por onde passa. Por todo o mundo, há lugares que já estão prejudicados, ou em séria situação de risco.

Por isso, o blog traz uma lista de 10 lugares que, seja por causa do uso indevido, ou por causa do consequente aquecimento global, que também tem culpa nossa, pode ser que você ou seus filhos não os veja mais!

Pantanal (Brasil) - Inundações constantes e a baixa fertilidade do solo deixaram boa parte do Pantanal intacta. A região ainda conserva mais de 80% de sua área original. Porém tudo pode mudar. Turismo e pesca descontrolados, e desmatamento das nascentes dos rios podem fazer com que tudo suma nos próximos 40 anos

Veneza (Itália) - A cidade famosa por seus charmosos córregos está ficando cada vez mais 'córrego' e menos 'cidade'. Desde o início do século 20 o nível da água já subiu 13 centímetros, inundando os andares mais baixos de algumas das históricas construções. Isso sem contar a 'Aqcua Alta', que inunda a cidade no verão

Ilhas Maldivas - Nas 1.200 ilhas do arquipélago asiático, o risco de desaparecer sob as águas é grande. A altura média é de apenas 1,20 metro em relação ao nível do mar. Com a aumento do aquecimento global e o consequente derretimento das calotas polares, seria a primeira nação do mundo a desaparecer.

Napa Valley (EUA) - Um dos mais famosos destinos turísticos para os amantes de vinho pode ficar somente nas imagens de filmes, como 'Sydeways'. Com uma combinação precisa de solo e clima, a região é a quarta produtora mundial de vinho. O aquecimento global, porém, ameaça acabar com esse equilíbrio até 2050.

Monte Kilimanjaro (Tanzânia) - O ponto mais alto do continente africano é um dos exemplos das consequências das mudanças climáticas no meio ambiente. O degelo do topo da montanha já atingiu 80% do total, restando apenas 2 km² de área coberta. A estimativa é que até 2020 a montanha nevada em meio à savana vá desaparecer.

Costa Dalmácia (Croácia) - A costa croata abriga um dos últimos pontos do litoral mediterrâneo em que a vegetação permanece praticamente intocada. Fato que atrai cada vez mais turistas que buscam fugir das cidades. É justamente essa explosão turística que ameaça estragar este paraíso europeu.

Bornéu (Ásia) - O sapo sem pulmão, o inseto mais longo do mundo, os elefantes pigmeus e o orangotango que carrega o nome da ilha podem ficar sem casa. Extração de madeira ilegal, incêndios e o crescimento da agricultura ameaçam destruir a floresta, que por ano perde mais de um milhão de hectares em média, até 2020.

Alpes (Áustria) - Famoso pelas estações de esqui, os Alpes têm suas montanhas com cada vez menos neve. Estudos afirmam que as geleiras austríacas perdem em média 3% do seu volume por ano. Com o degelo nessa velocidade, a previsão é que em 2050 só restarão neve nos pontos mais altos, longe das estações de esqui.

Glaciar Chacaltaya (Bolívia) - A montanha, que um dia foi a estação de esqui mais alta do mundo, é um exemplo do que podem virar os Alpes. Ela foi desativada em 2010 em decorrência do derretimento da neve, sendo a primeira no mundo a ser prejudicada. Restam apenas 5% do volume original, que deve sumir por completo em quatro anos.

Grande barreira de corais (Austrália) - Os mais de dois quilômetros de recifes, atóis, e ilhas estão aos poucos perdendo a cor. Com o aquecimento das águas, os corais liberam as algas responsáveis por sua coloração, ficando esbranquiçados. A ameaça é que, caso a emissão de CO² na atmosfera não seja reduzida, em dez anos a barreira esteja extinta.


Fonte: Uol

Um comentário: