sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Londres 38, parte da História do Chile

Se engana quem pensa que o Chile é somente neve, bons restaurantes, lugares bonitos. Aqui no blog Um café pra viagem, por favor!, também queremos falar de algo marcante na nossa visita ao Chile. O Chile é um lugar de história, de um povo marcado por uma ditadura terrível, que transformou sua população em um povo de postura, que confronta seu governo (vergonha pra nós brasileiros). Por isso mesmo, um dos momentos mais marcantes na nossa passagem pelo Chile, foi nos deparar com um lugar único, chamado Londres 38.


Londres 38 foi um imóvel utilizado pela Direção de Inteligência Nacional como lugar de detenção e tortura de opositores da ditadura militar de Augusto Pinochet. O recinto se encontra localizado no centro da cidade de Santiago de Chile, e também foi conhecido como "A casa do Terror". Primeiramente, o lugar era sede do Partido Socialista, antes de passar a ser um dos principais centros de Tortura do Chile.

Nesse lugar, várias pessoas, sua maioria jovens entre seus 18 e 30 anos, foram torturados, violentados e inclusive, seguem desaparecidos até hoje. Para se ter uma ideia, duas das formas mais comuns de tortura eram por meios elétricos, porém, mais triste ainda, através de abusos de diversas formas, em parentes dos prisioneiros, ali mesmo, na frente deles, para que falassem aquilo que a ditadura queria tanto ouvir. Nesse lugar, a gente fica um tempo calado. A única coisa que nos resta é ler os nomes daqueles que ali foram torturados e desapareceram, através de nomes que foram colocados nas calçadas, como uma forma de honra e tributo.
Essa foi uma das coisas que mais me marcou. Voltei do Chile com vergonha de mim e da minha juventude, que já se esqueceu do nosso passado de torturas e do nosso presente de corrupção. Por isso, aqui no blog Um café pra viagem, por favor! fazemos essa pequena homenagem àqueles que foram torturados e mortos nesse lugar. Mesmo sem saber se, em algum dia, alguma pessoa conseguirá fazer algo que consiga homenagiá-los.

Em 12 de outubro de 2005, o recinto foi declarado Monumento Histórico do Chile.

Nenhum comentário:

Postar um comentário