quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

27ª Festa de Gelo e Neve de Harbin

O blog Um café pra viagem, por favor! te leva à um lugar muito gelado hoje! Mais precisamente à Harbin, no Norte da China. É que começa hoje, dia 5 de Janeiro, a 27ª Festa de Gelo e Neve de Harbin.

Harbin é uma cidade da China, sendo a capital da província de Heilongjiang. Seu nome é originalmente uma palavra Manchu, que significa "lugar para secar redes de pesca". Com uma população de mais de 4.5 milhões de habitantes na área urbana, é a décima cidade mais populosa da China, servindo como um importante centro político, econômico, científico, tecnológico e cultural, destacando-se por abrigar vários importantes institutos de pesquisa e universidades.

E anualmente, ocorre a Festa de Gelo e Neve, que desde 1963, o ano do primeiro festival, recebe milhares de turistas de todo o mundo. O Festival foi interrompido durante alguns anos, devido à Revolução Cultural ocorrida na China, porém foi retomado no ano de 1985.

Por obra, são necessários cerca de 2 mil metros cúbicos de neve e no mínimo 20 pessoas trabalhando durante quase uma semana inteira.




Você então pensa: como esse gelo é conservado? Fácil é a resposta. A temperatura média no inverno em Harbin é de -16,8, podendo chegar até -38.



Este festival é considerado um dos 4 maiores festivais de gelo do mundo, junto com Sapporo Snow Festival (Japão), Quebec City Winter Carnival (Canadá) e o Norway's Ski Festival (Noruega).


No festival, também é deslizar em escorregadores de gelo e praticar esportes como patinação no gelo. E para os mais corajosos, há também a possibilidade de nadar ao ar livre. Eu, particularmente, dispenso! A Festa de Gelo e Neve de Harbin vai até o início de Fevereiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário