terça-feira, 16 de julho de 2013

Cidade de York - Inglaterra

Um dos meus destinos prediletos é, sem sombra de dúvidas, a Inglaterra. 

Amo conhecer os diferentes lugares desse país! E por esse motivo, vez ou outra, a gente sempre traz uma postagem de lá aqui no blog Um Café pra Viagem. Porque além da cidade mais cosmopolitana do mundo, Londres, há também várias outras que não se deixam passar batidas. 

E uma delas é a cidade de York.

York é uma cidade do norte da Inglaterra, situada na confluência dos rios Ouse e Foss, no condado tradicional de Yorkshire. Trata-se de uma das mais antigas cidades inglesas, tendo sido fundada em 71 d.C. como Eboracum pelos romanos. Tornou-se a capital principal do Império Romano sob o comando de Septimus Severus em 190 da era comum, mas deixou o título em 192. E por isso e muito mais, tem todo o meu respeito.

Estive em York por duas vezes, e particularmente, sou apaixonado pela cidade. Uma das coisas mais belas é passear pelas ruelas de York. A cidade atrai cultura, e é impossível não perceber isso ao caminhar por ela. Em ruelas onde não passam carros, apenas turistas, você se depara com casas muito antigas, pantomimas, pintores que fazem seu desenho de forma belíssima, e tudo isso, eu te garanto que vale a pena aproveitar. 

Por essas ruelas você acha que está perdido e de repente, se encontra em frente da Catedral de York. Uma construção enorme que toma seu fôlego e te faz tirar a câmera do bolso em alguns segundos. A catedral de York é a mais antiga da Europa datada do ano 594. De estilo gótico, é a sede do Arcebispo de York (o segundo mais alto cargo da Igreja Anglicana). 

E seu interior é de tirar o fôlego. Vale a pena!

Depois de conhecer a Catedral, você ainda caminha mais pela cidade e uma das coisas mais presentes são os muros que estão em volta pela cidade. Durante o tempo que York foi a capital do Império Romano, um muro que cercava a cidade foi construído e que hoje, muitos anos depois, dá à cidade um charme especial. Ao redor de todo o centro histórico, você pode ver e caminhar por trechos desse muro, que ligam um ponto da cidade ao outro. É outra coisa que você não pode deixar de conhecer.

E ainda, mais cultura, é visitar Clifford's Tower. Uma pequena construção,em formato de um trevo de 4 folhas, mas que tinha a visão geral de toda a cidade da época. Hoje apenas ruínas, ainda sim é um dos lugares mais interessantes para se visitar. E para um café, conhecendo mais um pouco da cidade, recomendo alguns passeios de barco pelo rio Ouse, que lhe mostra pontos muito belos da cidade, e é um passeio para aproveitar a cidade. Não são demorados e valem a pena.
York. Definitivamente uma cidade que vale à pena conhecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário